Seguidores

segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

O cíclico do dia


Desabafo

Um leve balanço e acordo. Estou voltando para casa de um passeio com amigas. O silêncio é viciante. À parte quem dirige, todas estão dormindo. Me encanto pelos tons da natureza, do lado de fora da janela. 

São cores espalhadas pela paisagem harmônica que percorre todo o caminho. 

O tempo passa devagar, a alma se acomoda a tanta leveza.

As formas das nuvens e a maneira com que a natureza se organiza são magníficas. Não fosse a perna ao lado, pesada pelo sono, pressionando a minha, eu não tomaria ciência da minha limitação. Quero apenas estar lá fora, estar no mundo, estar em lugares que nunca estive.

Já em casa, me sinto grata por aquilo que julgo me pertencer: o cheiro fresco do lírio florescendo, o aconchego da calma do ninho, a ilusão de segurança e pertencimento. Gosto de imaginar que minha casa espera por mim quando me ausento.

Procuro não tumultuar o ambiente com minha intrusão, manter a quietude é parte do processo.

Depois do banho, ligo a TV: não saber o que houve enquanto estive fora, me dá a sensação de alienamento.

A princípio, propagandas: imperativos do que se deve ter e fazer... as formas comuns de controle do sistema invadem o espaço.

Aproveito para reorganizar minha mesa, já anteriormente organizada e, então, nomes soltos de mulheres sendo pronunciados chamam minha atenção, mas não mais do que o que vem depois: todas mortas durante a última semana.

Ouvir ‘O Brasil não é um país seguro para ser mulher’, me assusta demasiadamente.  

Olho para a tela com certo terror e vejo rostos que agora existem apenas na memória dos familiares e nas lembranças dos mais próximos.

Me sinto atingida, ultrajada, impotente... quase invisível.

Eu, que há pouco vislumbrava a paz oferecida pelas montanhas entrecortadas pela estrada, arrebatada pelo horizonte onde o céu esbarrava com delicadeza no desenho das árvores, fui jogada com força no chão frio e indiferente da civilização.

Mulheres estão sendo covardemente assassinadas por homens. Várias... todos os dias. 

Não adianta procurar motivações. Nada e nenhuma faria sentido.

A violência com que a vida de quem dá a vida é tirada choca e causa pavor.

Uma foi arrastada embaixo de um carro pelas ruas da cidade, outra foi esfaqueada na frente dos filhos dentro de casa, outra ainda foi perseguida, violentada e morta... a maioria sofreu ataque brutal, algumas apanharam até morrer.

Talvez uma outra tenha se jogado do prédio com a filha de 6 anos já sabendo a sina que as esperava.

De que tipo de progresso falamos quando tudo isso acontece diante do mundo todo, que sem ação normaliza o absurdo?

Desde quando força física (apenas física, reitero), autoriza o extermínio do mais frágil?

O que é possível fazer para que o mínimo de respeito brote do coração do dito mais forte (apenas dito, reitero)?

Não sou feminista. Sou mulher.

Exijo direito de existir, de ser quem sou, de pertencer e de ocupar o meu papel. Quero respirar com segurança sem ser vista como objeto. Quero continuar escrevendo minha história sem que a impunidade me interrompa.

Me questiono se é possível ser parte estando fora do todo...

A vida das mulheres está acontecendo em uma arena (acontecendo ou sendo ceifada?): sem chance de defesa e sem coragem para ser defendida.

Até quando? Haverá um limite?

Não há resposta para uma luta que parece ser solitária, mesmo dependendo de tantas variáveis.

Certo é que nenhuma estatística pode carregar uma mulher com uma história que terminou de forma violenta, sem tomar conhecimento do quão grave é essa situação.

Não sou espetáculo. Sou resistência. Quero viver, não ser notícia. Mas a morte de outras me mata também. 

Talvez haja limitação da minha parte em compreender qual é o problema: nascer mulher ou parir homem?

O país parece anestesiado diante da normalização dessa barbárie. A quem recorrer?

A vida que tira vida precisa entender que isso não é uma opção. É sintoma de adoecimento, e, como tal, deve ser tratado e curado.

É hora de romper. É hora de deixar viver.

Espero que alguém haja e aja (com e sem h), em favor do que é sensato: o direito de e existir.



  

terça-feira, 2 de dezembro de 2025

Entre folhas


Folha 1

15:24h: Estou apaixonada...

Foi meu primeiro dia de aula no campus novo. Era para ser um dia a mais na faculdade. Longe disso.

Quando entrei na minha classe de História, lá estava ele: Professor Sebástian, o professor mais lindo da universidade, quiçá, do mundo inteiro! Estava sentado sobre a mesa, rindo e conversando com alguns alunos. Seu riso iluminava a sala.

Ele nem notou minha presença. Mas já sei que de hoje em diante, jamais tirarei meus olhos dele.

A sala estava cheia, e por isso preferi me sentar perto da porta. A aula já ia começar. 

Quando se levantou da mesa, parecia um deus enviado do mundo de Sophia para proclamar o conhecimento. Foi a melhor aula que tive. O som da sua voz me arrepiava enquanto ele destilava sabedoria.

A camisa branca com os punhos dobrados até o cotovelo, os cabelos penteados de modo informal... tudo nele me enfeitiçou.

Vi no mural do corredor que ele está buscando um estagiário para auxiliá-lo durante as aulas. Me candidatei! Vou fazer tudo que for necessário para ser a sombra dele...

Não me lembro do meu coração ter batido com tanta força como hoje. Talvez quando conheci Miguel, há alguns anos..., mas depois que ele se foi, achei que nunca mais fosse me apaixonar. Agora posso ver que realmente a vida me surpreendeu.

Música do dia: Meu bem querer- Djavan


Folha 2

22:07h: Quase me entristeci: assim que cheguei no campus, soube que o Professor S. é noivo. Depois percebi que isso é pouco importante. Para além da verdade, eu jamais faria parte da cadeia alimentar dele... E o fato dele amar outra mulher, não impede que eu continue o amando.  

Quase desisti. Não de amá-lo, porque seria impossível. Quase desisti de comparecer à entrevista para a vaga de estágio com ele. Andei observando minhas ‘concorrentes’ e, pode acreditar: são todas muito diferentes de mim. Nunca fui de me encaixar em padrões estéticos, mas confesso que hoje eu quis me vestir mais formalmente. Não com a pretensão de seduzi-lo, mas queria que ele percebesse que eu estou por perto.

Queria tanto cuidar dele! Ele é tão autoconfiante e seguro de si mesmo! Ainda assim, eu consigo ver uma certa fragilidade no seu rosto perfeito.

Hoje ele escreveu palavras soltas pelo quadro e, quando foleou o livro para indicar uma página, quase tive a sensação de que ele me viu admirando-o. Eu não acharia estranho! As colegas de sala ficam malucas por ele... porque eu não ficaria?

Estou sem sono e já reli a matéria dele várias vezes, repassando cada gesto, cada olhar e cada palavra. Hoje ele pareceu sorrir mais do que na última aula. Já está criando afinidade com a turma, e isso é bom!

Descobri que a noiva dele também trabalha no campus e que vai ensinar matérias extracurriculares. Circe. Um nome bem sugestivo para mim, que estou encantada com o noivo dela.

Indo dormir!

Música do dia: Certas coisas- Lulu Santos


Folha 3

14:26h: Senti falta de ouvir a voz dele. Não o tinha visto até a hora que precisei ir à biblioteca devolver um livro. Ele estava lá: Professor Sebástian. Ele ocupava uma mesa cheia de livros e estava concentrado em seu notebook. Perdi até o jeito de andar. Ele sempre usa fones de ouvido e está sempre tão bem vestido! Mas não precisa de muito... é perfeito. Digo, literalmente! A palavra perfeito vem do latim perfectus que significa: “feito depois de acabado”. Definitivamente, não há nada nele que precisa ser mudado: perfeito!

Queria dizer um olá e até me arrisquei a passar bem perto da mesa. Quando me aproximei e senti o perfume dele, meu coração se descompassou. O calor subiu tanto que precisei me sentar. Foi então que ele me viu... eu devia estar pálida! Ele sorriu amavelmente, tirou um dos fones e me perguntou se estava tudo bem.

Eu ia desmaiar naquele momento.

Só devolvi o sorriso e disse: Calor!

Acredita? Eu disse: C-A-L-O-R!!!

Por Deus... eu realmente mereço sofrer!

Fiquei ali por uns minutos até passar a vontade de me matar de vergonha. Queria tanto saber o que ele estava ouvindo... 

Ele saiu logo em seguida, e num desespero desmedido, corri e me sentei na mesma cadeira em que ele estava. Coloquei o meu fone, e gostei de imaginar que ele ouvia o mesmo que eu...

Estou morrendo para sonhar com ele essa noite!

Música: I can´t take my eyes off you – Muse


Folha 4

22:11h: Nesses dias que se passaram, só pude conformar que o professor Sebástian é o homem da minha vida.

Estudei e fiz o processo para o estágio: fui muito bem! Estou muito ansiosa pelo resultado. Agora, só na segunda. Até lá, vou amargar a saudade que já estou sentindo dele.

Preciso colocar minhas tarefas escolares em dia e me preparar psicologicamente para conhecer Circe na próxima semana. Me sinto fora de mim. Ocupei-me por inteiro do do processo do estágio e do Professor S., claro. Ando tão no mundo das nuvens que as vezes tenho medo. Será que devo procurar ajuda? Fico fantasiando durante horas e perco a noção do tempo. É maior que eu... Ele me invade, faz festa nos meus pensamentos, e eu acabo alimentando isso porque é bom. Quando desperto dos meus devaneios, me sinto perdida, e volto para eles.

Ele é tão divino para meu alcance! A alegria dos meus dias está no tom das roupas que ele veste. O mundo que ele me oferece tem mais graça que o meu.... Não sei se devo me preocupar. Agora, não quero pensar nisso! Já estou viciada nas novas formas de viver que aprendi desde que o conheci. 

E mesmo sabendo que isso não me leve a lugar nenhum, me sinto bem: estou completamente fascinada! Nietzsche é magistral quando afirma que “amamos desejar mais do que amamos o objeto do nosso desejo”. Só sei que ele é o remendo certo para os retalhos gastos que alinham minha alma. Sinto-me, literalmente, uma ilha cercada de professor Sebástian por todos os lados.

E isso me basta!

Música do dia: Hello – Lionel Richie


Folha 5

06:00h: Quase dormi bem, mas não. Hoje sai o resultado do processo: estou passando mal, mas indo para Faculdade.

12:22h: Eu deveria estar arrasada, fiquei em segundo lugar. A tristeza poderia até me matar, se ele não tivesse me parabenizado. Está bem certo que outra pessoa vai estar mais próxima dele do que eu, mas agora ele sabe quem eu sou. Acho que até já sabia!

Quando me viu na sala e disse “a menina do calor”, fiquei vermelha. E quando descobriu que meu nome, os olhos dele se iluminaram. Saiu da boca dele em perfeita pronuncia: Macabéa. Foi como se eu deixasse de ser invisível naquele instante. Sempre gostei do meu nome, mas nunca me pareceu tão lindo quanto hoje.

Pensando aqui comigo mesma, estou concluindo que Dom Sebástian tem o dom de me salvar dos meus fracassos. Não passei em um processo para o qual estudei durante dias, e me sinto recompensada. Quando ele pegou na minha mão, minha vida poderia ter acabado ali. 

Por Deus... como eu estou apaixonada por esse homem!

Tenho a impressão de que, em algum lugar, esse amor já existia antes mesmo de eu conhecê-lo. É tão estranho olhar para a pessoa e já saber quem ela é! 

20:43h: O dia de hoje me abriu possibilidades: talvez eu esteja nos pensamentos dele por alguns minutos durante a aula... E isso já me alimenta inteira.

Às vezes sinto que estou caminhando em uma corda bamba sobre o abismo. Não sei se posso recuar. Não quero recuar.

Música do dia: Sonho de Amor - Patrícia Marques


Folha 6

13:47h: Cheguei da faculdade agora. Não estou triste... talvez um pouco atormentada. Acabei de ver o Professor Sebástian discutindo com uma mulher, próximo ao meu ponto de ônibus. Não sei quem era. Parecia que ela estava brava e ele tentava justificar alguma coisa. Só sei que estou me sentindo estranha.

Eu sempre escrevo sobre meus sentimentos, mas confesso que hoje estou com dificuldade de nomeá-los ou descrevê-los. É obvio que não tenho nada com a vida deles, claro que não! Mas me senti incomodada. É como se tivesse alguma coisa pendente, algo que eu não deveria sentir, mas não consigo evitar.

21:49h: Agora, estou aqui na cama, mas não consigo me livrar desse pressentimento ilógico. Amanhã tenho prova... preciso dormir.

Já terminei de ler o “Memórias” de Neruda. Amei.

Indo negociar com esses pensamentos descabidos antes que eles me enlouqueçam.

Música do dia: Como Vai Você? – Roberto Carlos


Folha 7

SURREAL! Esse foi meu dia!

22:38h: Final da aula do Professor Sebástian, ele diz lá da frente da sala: “Macabéa, posso falar com você?”

Pensa numa pessoa que quase morreu: euzinha! Nem consegui me levantar da cadeira. O pessoal saiu e ele veio até onde eu estava. Meu rosto esquentou, senti um ataque do coração se aproximando, e me controlei como pude.

Ele se sentou na mesa da frente à minha e me olhou nos olhos. Foi solícito, simpático, atencioso... Resumindo: um gentleman.

Por alguma razão, ele me perguntou se eu tinha interesse em ajudá-lo em um projeto da faculdade. Antes que ele terminasse de falar, eu já tinha perguntado quando começaria. Ele riu (MEU DEUS, ELE RIU), e pegou meu número.

Se antes eu já não dormia, hoje então, nem vou piscar. Ainda não consigo parar de sorrir, e desde aquela hora, não tirei os olhos do celular.

Música do dia: Apenas Mais Uma de Amor – Lulu Santos


Folha 8

23:01h: A noite passada foi de pensamentos soltos. Sabe como é dormir e acordar na expectativa? Custei a apegar no sono, e ainda assim, acordei cedo. Passei a amanhã inteira tentando não pensar no Professor S. e no telefonema tão esperado. Foi torturante. Por vezes me senti angustiada e, não poucas vezes, me bateu um desespero impotente.

Na hora do intervalo, a mensagem me fez parar de comer e suspirar alto. Foi o “Olá” mais libertador da história da humanidade! Vim correndo para casa. Quero deixar tudo ajeitado para amanhã. Mal posso acreditar que vou ficar um pouco mais próxima dele... 

Estou tão empolgada e, ao mesmo tempo, morrendo de medo das minhas próprias ilusões.

Comprei um fichário novo. Amo o antigo, mas ele está todo rabiscado com corações e declarações. Não quero que ele me pense que sou adolescente: eu não sou, só estou. Agora, escrevendo sobre isso, estou percebo que estou bastante apreensiva. 

Como vou disfarçar essa paixão que não cabe no meu peito?

Há uma remotíssima chance de eu me frustrar e ele não ser tudo que imaginei. Contudo, há um risco enorme de eu me apaixonar ainda mais. O que eu preciso manter em mente é que todo esse sentimento desconcertante é meu. Só meu. Ele não sabe disso.

Tenho tanto medo! Mas estou ciente que estou caindo em queda livre em algum lugar que não me pertence.

Por Deus! Como lidar com isso?

Música: Por Amarte Así – Cristian Castro & Ana Isabelle 


Folha 9

22:32h: oi uma semana complicada, mas estou feliz. Os encontros para o projeto têm acontecido numa sala da própria faculdade. No primeiro dia, o Professor S. já estava lá nos esperando. A outra moça que está no estudo é Clarice. Ela é infinitamente mais tudo que eu: infinitamente mais experiente, inteligente e claro, mais bonita. Tem me ensinando tudo que pode, porque se forma no final do semestre. Depois, vai ficar só eu.

A semana foi complicada por N motivos: a cada dia estou mais encantada com o meu mentor; o volume de pesquisaé enorme; e como ele passa muito tempo conosco, tenho feito um esforço grande para não me dispersar nele.

Ah... Conheci Circe. Todos os dias ela vai buscá-lo. Como acabei trocando as aulas dela pelo estágio, não sei se ela é uma boa professora, e sendo sincera, não tenho motivos para pensar que seja.

Hoje foi um dia especialmente difícil. Clarice não pôde ir por causa de seus exames finais, então ficamos o Professor S. e eu. Não me lembro de ter enfrentado um momento tão desafiador. Tantas coisas para fazer, e ele ali, tão acessível, tão perto, tão ele.

Coloquei uma música para tentar me concentrar e adivinha? Sim! Começou a tocar Ana Carolina naquele romântico ‘eu não sei para de te olhar, não me canso de te olhar’. Aff! O que eu bebi de água e comi de bombom hoje, não está escrito.

Ele é tão atencioso! 

Já na hora de ir embora, Circe foi buscá-lo, mas ele disse que iria depois, porque não queria me deixar sozinha. Até gaguejei na hora de agradecer. Chamou um Taxi e pediu ao motorista que me levasse em segurança. Abriu a porta para mim e tudo!

Agora há pouco sai do banho e vi uma mensagem dele perguntando se eu tinha chegado bem. Só mandei um emoji de “ok” e agradeci. Tenho medo de me expor nesses momentos.

Estou exausta... estou feliz.

Música: É Isso Aí- Ana Caroline e Seu Jorge


Folha 10

00:42h Tenho andado bem atarefada, por isso minha frequência aqui tem sido menor. Já é madrugada, mas eu não consigo dormir. Qualquer sonho que eu tenha não vai superar essa noite!

Ontem foi aniversário do Professor S., e por puro descuido, eu não sabia! Logo de manhã as comemorações começaram. A sala do projeto ficou movimentada. A mulherada viu a oportunidade perfeita para cair matando. Teve até fila para pendurar no pescoço dele.

Na hora do intervalo, fui à livraria do campus e comprei para ele A hora da estrela, de Clarice Lispector. Assim, quem sabe, ele poderia lembrar da Macabéa da ficção e, pela peculiaridade do nome, se lembrar da Macabéa da vida real: eu. Rabisquei uma dedicatória e... eu o abracei! Acredita? Ele é tão grande, tão maravilhoso... tão tudo!

Por um segundo eu tive inveja da Circe.

Ele ficou feliz com o presente. Na verdade, ficou bem surpreso também.

No final da tarde, ele foi embora com a noiva. Eu fiquei até mais tarde e, quando estava me aprontando para sair, ele voltou. Ficou surpreso em me ver ali. Parecia mais agitado que o normal, e perguntou para onde eu estava indo. Eu estava indo para casa. Ele se ofereceu para me levar e, assustada, eu neguei.

Ele parecia desorientado. Disse que precisava conversar com alguém. Meu coração quase parou por um minuto inteiro.

No trajeto para cá, ele perguntou se eu queria beber alguma coisa com ele. Eu mal consegui controlar a respiração! Paramos em um bar. Ele pediu um uísque; eu, uma limonada. O telefone dele tocou. Era Circe. Ele não atendeu.

Me contou da relação conturbada que vive com ela. Disse que é um casamento por conveniência, inclusive já está marcado. E ele bebeu muito. Muito mesmo.

Não pude deixá-lo dirigir.

Resultado? Tive que ligar para minha mãe. Ela sugeriu que eu o trouxesse aqui para casa, e foi isso que fiz. Não sei como isso aconteceu, mas agora ele está dormindo na sala.

Estou com vontade de chorar e não sei bem o porquê.

Só preciso chorar...

Ps: uma das músicas que ele tanto ouve é da Maria Monte. Vi acidentalmente no celular dele. Quero morrer!

Música que ele ouve: O Que Me Importa – Marisa Monte


Folha 11

06:40h: Não preguei os olhos noite passada.

20:56h: Quando saí do quarto, ele já tinha ido embora. Minha mãe disse que ele nem quis comer nada. Escreveu um bilhete e foi...

Macabéa,

‘Eu sinto muito,

Sebástian 

Foi tudo que tive dele hoje.

Fui para o campus e ele não apareceu.

Na hora do almoço, me atrevi a mandar um tudo bem?’, e como resposta, recebi um emoji de piscadinha.

Não sei o que pensar!

Não sei mais que tipo de relação temos. A que eu tenho por ele é fácil perceber, mas... e com ele?

Depois de tudo que me contou, acho que ficamos meio cumplices.

Ele estava meio 'tomadito'. Não deve se lembrar de muita coisa. Eu fiquei tão comovida!

Queria protegê-lo...

Se pelo menos ele soubesse...

Música que eu queria: Vambora- Adriana Calcanhoto


Folha 12

21:56h: Por Deus! Cada dia eu me encanto mais com esse homem.

Ele chegou pela manhã com café e bombons.

Um cartão dizia:

 

Macabéa,

‘Á minha mais nova amiga e única confidente,

Sebástian’

 

Me estendeu a mão e sem dizer nada sorriu. Um sorriso de cumplicidade. Um sorriso que abriu meu mundo.

Agora estou pensando no que devo fazer. Posso ser a melhor amiga do mundo para ele. Posso guardar minha dor para ouvir as dele. Mas... se ele quiser reciprocidade? O que faço?

Vou dizer que morro de amores por ele? Que ele está confiando em alguém que pode não ser eu de verdade? Que eu faço de tudo para impressioná-lo e já nem sei a diferença entre o que sou e quem me tornei para que ele me notasse? O que posso contar a ele?

Nos últimos meses minha vida se resumiu a ele, e essa vida cheia dele pode parecer uma vida vazia, para ele.

Se ele quiser me ouvir, vai aprender dele mesmo. Vai aprender que, quando está preocupado morde os lábios; que quando faz muito frio esfrega as mãos; que quando finaliza o dia, ele sorri e estala o pescoço...

É isso que ele quer saber? Que toda quinta feira ele faz a barba? Que quando lê mensagens do celular, franze a testa? Será que ele sabe que, quando coloca os fones de ouvido, faz uma cara de alívio?

Por Deus! Eu ficaria horas desenhando sobre ele. Posso descrever manias, gestos e gostos. Posso descrever as formas do rosto dele, sempre ensolarado mesmo no inverno. O cheiro inebriante do perfume que ele usa.

Sei quando ele está cansado, quando está feliz e quando tem uma boa ideia.

Como a gente retribui uma amizade desse jeito? E a pergunta principal é: até onde eu consigo ir com ele, sem ele?

Acho que estou perdendo o juízo. Tudo que é meu tem passado por ele.

O que faço?

Música do dia: Bum, Bum, Bum – Alexandre Pires


Folha 13

05:21h: Noite péssima! Quase não dormi e ainda tive sonhos ruins. Sonhei que estava com medo de ficar em casa, não conseguia trancar a porta. Com medo de alguém entrar, saí pelas ruas para procurar alguém que pudesse passar a noite comigo. Acordei acelerada... e atrasada. 

06:44h Estou a caminho da faculdade.

07:26h: Acabei de chegar!

22:13h: Professor S. está com semblante cansado. Não um cansaço físico, mas um cansaço que parece ser da alma. Parece resignado com alguma coisa... 

Saiu antes que a Professora Circe chegasse para buscá-lo. Ela ficou nervosa!

Está sendo muito difícil eu demarcar meu lugar nisso tudo. Se não pergunto nada, parece que não me importo. Se pergunto, corro o risco de ser invasiva.

A minha admiração por ele me impede, em algum nível, de ser racional.

Eu não sei como lidar...

Acabei de mandar uma mensagem perguntando se estava tudo bem. Ele acabou de responder que vai melhorar. Perguntou o que eu estou fazendo. Mandei que ia me deitar.

Três minutos depois:

‘Amanhã, depois do horário, podemos conversar?’

 

Estou quase infartando. Mandei um joinha.

Mais uma noite em claro. Não sei se de medo... ou de expectativa.

Depois do meu ‘sim’, me sinto perigosamente feliz!

Música do dia: Você Me Vira a Cabeça- Alcione


Folha 14

01:14h Por Deus! Preciso escrever!

Dia tenso e intenso!

Professor S. chegou me dizendo que leu o livro que eu dei a ele. Nem perguntei se tinha gostado. Não há como não gostar de Clarice, e pela empolgação, deu para sentir que ele amou.

Disse também ter gostado da dedicatória. Eu escrevi: 


Professor S., felicidades!

Trabalhar com você é como ouvir “Velha Infância”. Feliz Níver,

Maca

 

Ele me contou que ama Marisa Monte e Tribalistas. Eu também! Acho que ele notou quando suspirei.

No almoço, nem saí da sala. Devo ter bebido uns três litros de suco e comi horrores de bombons. Se continuar assim, nunca terei problemas renais, só diabetes!

Quando Circe foi buscá-lo, ele disse que precisava ficar. Saiu para falar com ela lá fora.

Voltou pensativo.

Sentou-se por uns cinco minutos na frente do notebook e me olhou por cima da tela. Era um olhar novo. Um olhar que foi para mim, o ‘vamos ‘mais convidativo do mundo.

Arrumamos as coisas e, quando eu estava saindo, ele pegou meu casaco, que fica pendurado na minha cadeira, e colocou sobre meus ombros.

Ele deve ter escutado as batidas do meu coração.

Fomos a um bar bem próximo da faculdade. Falamos sobre coisas aleatórias. Ele pediu um uísque e disse que não exageraria. Que eu não me preocupasse.

Me contou mais um pouco sobre sua relação com Circe. Disse que estava obcecada, não por ele, mas pela obrigação de estar com ele. O compromisso, as cobranças, a vigilância, tudo é um tormento. Ele se sente impotente. Ela não o ama mais, mas está acostumada à presença dele. E ele... também está acostumado à dela.

Entre uma história e outra, ele perguntou sobre o que eu gostava de ouvir, e depois pediu que eu mandasse algumas música para ele.

Conversamos sobre tantas coisas!

Quando ele me deixou em casa, pediu que eu sugerisse uma música para ele ouvir no caminho de volta. Tive um momento de coragem e mandei.

Agora, estou na cama. Não sei se devo me preocupar. Estou com um pouco de sono, mas queria que ele dissesse alguma coisa sobre a música...

Quero sonhar com ele!

Música enviada: We´re All Alone – Rita Coolidge


Folha 15

22:59h Estou passando os dias com mais leveza.

Com o estreitamento da relação, agora eu consigo controlar melhor a situação.

Adoro ver os sorrisos que ele tem para mim. Amo quando, do nada, ele me pede alguma ideia. Me chama de Macabéa tão naturalmente... sabendo que sou eu!

Pelo menos assim consigo trazer um pouco de realidade para meus devaneios.

Ele me vê...

A gente troca música o tempo todo durante o trabalho. A mesa dele fica bem em frente à minha. Não quero acreditar nisso, mas acho que peguei ele me olhando sobre a tela do monitor.

Como sei disso? Porque é exatamente assim que eu o adoro do meu lugar.

Música do dia: Música do dia: Palavras ao Vento- Cassia Eller


Folha 16

16:27h O projeto está caminhando bem...

Saí para almoçar com um amigo de infância e, quando voltei, vi o Professor S. bem alterado. Não sei o que houve... Ele não me disse.

Em vez disso, ficou sério a tarde toda. Nem me mandou música! Certamente, a Professora Circe está envolvida.

Ele é sempre agitado e gesticula muito, mas estava cabisbaixo e pensativo. Hoje ele realmente estava estranho.

Rick está com problemas em algumas matérias e me pediu ajuda. Combinamos que vamos estudar juntos. É bom para eu me distrair um pouco. Ele é muito engraçado e divertido. Fazia tempo que eu não falava com ele. Amanhã vamos sair para acertar os detalhes das nossas reuniões de estudo.  

Cansada. Bora pra casa.

Música do dia: Sem música


Folha 17

06:00h: Acabei de acordar. Ele mandou uma música dele para mim...

20:ooh: Passei o dia todo ouvindo essa música. Ainda não sei o que quer dizer com ela.

Estou esperando Rick me buscar. Não consigo parar de pensar...

00:38h: A coisa mais estranha aconteceu comigo.

Raramente Professor S. me chama aos finais de semana. Eu estava com Rick e alguns colegas em um restaurante quando recebi uma mensagem:

 

‘Onde você está?’

 

 

Respondi que não estava em casa. Pela primeira vez ele foi incisivo:

 

‘Perguntei onde você está.’

 

Fiquei chocada.

Mas sem pensar muito, escrevi o nome do local. 

Eu estava distraída, conversando com Rick e mais dois amigos, quando ouvi a voz do Professor S.

            - Boa Noite.

Não sei o que senti, só sei que precisei me levantar. Achei que ia vomitar e fui ao banheiro.

Depois de ter lavado o rosto, por um segundo, achei que fosse uma visão causada pela bebida.

Respirei fundo e, quando ela saí do banheiro, um dos meus amigos me esperava. Ele me disse que meu ‘chefe’ estava à mesa com Ricky e que o clima parecia meio pesado.

Me sentei tentando ser simpática.

Meu estomago estava péssimo!

Disse que iria embora. Imediatamente, o Professor S. se ofereceu para me levar. Disse que morava no meu bairro e que só tinha passado ali para tomar um drink.

Rick se opôs, e foi enfático em dizer que tinha saído comigo e iria voltar comigo. Me levantei e tentei pegar um taxi, mas, devido ao avançado da hora, o Professor S. disse que seria melhor, então, que Ricky me deixasse em casa.

Não quero pensar nada que afete ainda mais minha sanidade mental..., mas me pareceu que o Professor S. estava com ciúmes.

Não inventa, Maca!

Ou você será a vítima de sua própria ilusão.

Música que recebi dele: Over You- Lane Brody


Folha 18

18:41h: Que domingo estranho. Me senti perdida... ou talvez não tenha sentido nada…. Não sei!

Talvez eu devesse recuar. Como recuar de um lugar que eu mesma criei? Por Deus, como eu estou confusa!

Acho que era melhor quando eu podia o adorar como se adora os mocinhos dos filmes de cinema: ele lá, do outro lado da tela, e eu aqui.

Era um sentimento tão meu... isolado, protegido. Agora eu vejo que ele está espalhado ao meu redor e turvando minha visão. Não consigo sair do lugar que eu mesma não consigo permanecer. Nunca me senti tão acuada em mim mesma! A alma chora e o corpo não reage. Como eu gostaria de não pensar...

Música do dia: Aquí Estaré – Angélica Vale


Folha 19

07:01h: Para quem ficou o dia todo trancada no quarto tentando organizar as coisas internas, dormi surpreendentemente bem. Estou saindo para o campus. Meu estomago está bem ruim. Provavelmente, medo de chegar lá.

Deveria mandar uma mensagem para ele avisando que não estou me sentindo bem, mas me sentiria pior se não o visse.

O que eu faço?

E-mail dele: 

Macabéa,

Eu sei que não estou fazendo a coisa certa. Acho que nunca fiz nada certo!

Quando me sinto cansado eu sempre procuro apoio e abrigo em você. Talvez eu tivesse imaginando coisas quando fui atrás de você.

Quero, mais uma vez, me desculpar pela rispidez, e quero me desculpar também por ter que pedir

tantas desculpas. Estou caminhando por um lugar muito estranho para mim. Confesso que está difícil administrar isso.

Não sei se devo falar essas coisas, Macabéa, mas... tive ciúmes de pensar em você sem mim. Não sei se posso sair do lugar e pedir sua ajuda, porque seria te arrastar comigo.

Só peço que tenha paciência com minha desorientação.

 Te vejo amanhã.

Nossa música do dia: Me espera- Tiago Iorc

Sebástian

 

Se não tivesse meu nome ali, eu jamais acreditaria. Mesmo assim, tive que reler o e-mail várias vezes.

Preciso acabar com isso! Me vejo na pele de Julieta Capuleto morrendo por seu Romeo Montecchio. Estou vivendo um drama Shakespeariano digno de peça teatral, mas sem aplausos. 

Ouvi essa bendita música a tarde toda e quase não produzi nada. Chorei todo o tempo

Até quando eu serei capaz de suportar isso?

Minha luta que não tem vencedores.


Folha 20

19:57h: Fui para o campus muito cedo. Antes da aula, passei na sala de produção. Dom Sebástian estava de cabeça baixa sobre a mesa.

Quando me viu, levantou o rosto devagar. Seus olhos tinham uma súplica que me desarmou. Comecei a chorar antes mesmo de pensar.

Sentei na minha mesa. Ele trancou a porta, puxou uma cadeira e sentou-se bem na minha frente.

Quando ele pegou minhas mãos, eu quis desaparecer. Ele disse que precisávamos conversar. O que eu iria dizer?

Ele enxugou minhas lágrimas. Senti quando sua mão deslizou pelos meus cabelos... e então me beijou.

Levantou-se logo depois, completamente desnorteado. Permaneci imóvel. Ele andava de um lado para o outro, passando as mãos pelos cabelos como quem tenta entender a própria vida.

Levantei e o segurei pelo braço. Ele me olhou, estava desesperado. Eu o abracei. Ele me apertou com força, como se aquele fosse o último lugar seguro do mundo.

A verdade é que estamos presos em algo que nenhum dos dois previu.

Não precisávamos dizer nada.

O sinal tocou. Tentei soltá-lo, mas ele resistiu. Tive que dizer que ele precisa ir, Ele não queria ir.

Por Deus... que sofrimento.

Saí daquela sala e queria ser engolida pela terra.

Entrei na aula e minutos depois, ele apareceu. Não sei qual era o tema da aula. Não ouvi nada.

Sai antes do fim e voltei para casa. Preciso pensar. Preciso dormir. Preciso acordar em outro lugar.

Minha mãe está fazendo sopa.... inventei que estou com uma gripe forte.

21:07h: Mandei uma mensagem avisando que não irei ao projeto amanhã. Me perguntou se estava bem. Não respondi.

Perguntou se nós estávamos bem. Enviei apenas um ‘sim.

Sinto me péssima por saber que ele não está bem. Ele não está nada bem.

Ainda não anoiteceu... e eu queria dormir para sempre.

Minha música do dia: Inesquecível- Sandy e Junior


Folha 21

06:22h: Não consigo levantar....

Sinto-me debilitada e sem perspectiva.

Não vou à aula.

Não quero ter que ver ninguém.

07:43h: Mandei mensagem para o Professor S., e ele não respondeu, e sinceramente, eu não tenho condições de sair do quarto, mesmo assim. Eu estou fraca e meio morta por dentro. Mamãe até fez um chá para mim, mas preciso me deitar novamente.

Tentei comer. Não consigo. Quero dormir novamente. 

18:53h: O Professor S. acabou de sair daqui. Trouxe flores para mamãe e bombons para mim: exatamente os que gosto.

Entrou no meu quarto, e eu estava no meu pior estado. Mas ele pareceu não se importar. Sentou-se na cadeira da escrivaninha. Eu não consegui me levantar. Sentia-me dividida entre a felicidade por ele estar ali e o desamparo por vê-lo...

Coisas de Macabéa.

Ele ficou aqui um bom tempo, e eu já me sinto melhor. Conversamos sobre bobagens, contamos coisas engraçadas. Quando viu o violão encostado no canto, perguntou se eu tocava. Eu respondi a verdade: nunca consegui aprender. Ele me disse que amava tocar. E então cantou uma música para mim. Disse que a música tem o dom de traduzir as coisas que não conseguimos expressar.

Antes de sair, pediu que eu ficasse em casa o resto da semana. Perguntou se podia vir me ver de novo.

Ele pode tudo....

Eu posso tudo...

Mas nós dois, não.

Música que ele cantou: Eu preciso dizer que te amo- Bebel Gil


Folha 22

22:07h: No final da tarde ele veio de novo.

Eu o recebi na sala, com a cara bem menos pior que ontem.

Ele quis saber qual era o primeiro filme que eu me emocionou e, sem pensar respondi ‘Streets of Fire’. Começamos a assistir. Não sabia se chorava por causa do filme ou do momento.

Me vi tão fragilizada!

Estava tudo tão perfeito: pipoca, refrigerante, deitados no chão e vendo meu filme preferido da adolescência. Mas, tivemos que pausar o filme: eu me descontrolei um pouco. Ele compreendeu.

À noite, já estávamos deitados no tapete da sala com os pés apoiados no sofá, ouvindo música de mãos dadas.  

A música fala comigo de jeito diferente. Passeia em lugares meus ainda inabitados. E às vezes, eu simplesmente não sei como me comportar nesses lugares.

Eu ainda não sei que tipo de relacionamento estamos tendo. Acho que nem ele sabe. Em algumas ocasiões, sinto que ele está tão perdido quanto eu, ou mais.

Assim que foi embora, escrevi um e-mail:

 

Professor S.,

Estou confusa com tudo que está acontecendo. Eu não consigo me compreender e seus sinais para mim são muito imprecisos.

Talvez seja hora de revermos tudo que está ao nosso redor e sairmos desse lugar de dúvidas dolorosas e falta de perspectiva.Se ainda fosse possível dizer o não dito...

Mas creio que estamos atravessados pela angústia e pela impotência de lidar com algo que é novo para nós dois.

Não é que eu queira, mas preciso que você não venha mais me ver. Precisamos nos afastar para enxergar a coisas de um novo prisma. Você me confunde e me faz questionar coisas que jamais ousei encarar de frente.

Eu preciso pensar e você também.

Não quero ir com você e ter que voltar sozinha depois...

Maca

 

Música do dia: Once in my life- Gladys Knight


Folha 23

06:10h: Acordei com uma notificação de e-mail de alta prioridade:

 

Macabéa,

Só Deus sabe o quanto eu tenho tentado ser aquele homem que sempre fui. Mas, por força do destino, ou por graça de uma benção, cruzamos o caminho um do outro.

Eu sinto que você não é indiferente ao que sinto, e entendo que você precise de tempo para refletir. Tenho tentado ponderar as coisas, e sua medida sempre é a que pesa mais.

(Não no sentido de fardo, mas de ser levada em consideração.)

Não vou me desculpar mais por me sentir descontrolado quando estou com você…é inevitável!

Não sou bom com as palavras... só quero poder ficar do seu lado e aprender mais de mim mesmo.

Para você ouvir: I love You- Celine Dion

Sebástian

 

Eu não sei o que isso tudo quer dizer, ou é melhor que eu não saiba. Há muitas coisas em jogo: o projeto, que pode ser desacreditado; a carreira dele, que pode ser prejudicada; Circe; e, principalmente... como isso tudo chega até mim.

Até que ponto esses sentimentos podem ser apenas reflexo da minha desvairada paixão?

 

Professor. S,

Às vezes tenho a sensação de que poderíamos correr pelas ruas anunciando que somos fortes o bastante, desde que estejamos juntos. Mas, isso não é verdade.

 Há coisas importantes que merecem nossas dores, e você sabe bem a que e a quem me refiro.

Estamos inseridos em um ambiente que, por si só, nos tira a certeza do que sentimos. Não bastasse isso, há outras vidas envolvidas.

Vale a pena não ser racional quanto a isso?

Música para você ouvir: Frente a Frente- Bruno e Marroni

Maca

 

Queria ser mais clara nas minhas colocações, mas me sinto tão exposta... É menos dolorido se esconder atrás da complexa simplicidade das palavras.

Me pergunto porque construí tudo isso na minha cabeça... e ao mesmo tempo, não consigo imaginar o que teria sido de mim se não tivesse construído.

Como posso querer que alguém me compreenda se eu mesma sou incapaz disso?

Por Deus, como lidar?

 

Macabéa,

Por mais que você não queira, essas são decisões que eu tenho que tomar. E eu não tenho dúvidas quanto ao que devo fazer. As minhas dúvidas são em relação a você.

Não é que eu não consiga ter certeza dos seus sinais: sei que partilhamos do mesmo sentimento ainda que, você não assuma isso com tanta clareza. O que me incomoda é sua postura diante dos ‘nós’.

 Eu não sei se você consegue pegar na minha mão e pular comigo. Eu quero, e vou fazer isso.

Se, por um lado, eu tenho a certeza que nunca tive antes, pelo outro, você me prende quando não deixa claro o que quer fazer.

Todos os argumentos que você usou até agora me diz muito a respeito do que você sente, mas não me deixa ver até onde estaria disposta a ir.

 Eu preciso da sua certeza para sustentar a minha...

Sebástian

 

Chega.

Estou me definhando.

Que moral é essa que deveria existir para manter minha integridade e que está me levando ao meu próprio alienamento? E se eu passasse a questionar tudo que até então, jugava importante na vida?

“O amor é o estado no qual os homens têm mais probabilidades de ver as coisas tal como elas não são”: idolatrado Nietzsche.

E quando sabemos disso, mas é tarde demais para voltar? Aí é a lei do eterno retorno: se tivéssemos chance de viver de novo, faríamos tudo igual.

Já deu Nietzsche.

Para de me perturbar.


Folha 24

16:22h: Faz dois dias que não vejo o Professor S.

Ricky vai me levar para dar uma volta antes de começarmos a estudar.

Preciso tomar sol...

Estou tentando traçar um plano de estudos com ele... tentando!

Música do dia: Retratos e canções- Sandra de Sá


Folha 25

08:07h: Vim andando devagar para o campus. Aqui está uma bagunça! A aula nem começou e há um tumulto na sala. Estou sentada, quieta. Fingindo ler um livro, mas estou ouvindo música. Sandra de Sá está agressiva aqui na minha Playlist... ‘Solidão...’.

É a primeira vez que o Professor S. se atrasa. Ele está tão lindo! Por Deus!

Fico com ódio de mim quando penso que ele esteve tão perto... eu mereço o sofrimento!

12:33h: Estou em choque... todos estão!

A aula acabou e Professor S. e ele comunica que não vai mais dar aula para a gente. Não consigo me levantar... Será que descobriram? Descobriram o que? Não há nada... O que aconteceu? Estou passando mal.

13:01h: A sala do projeto ainda está vazia... estou tremendo que nem capivara (capivara treme?).

Vou começar a trabalhar. Uma hora ele vai ter que chegar... ele está no campus.

16:11h: Não consigo fazer nada. Não escrevi um parágrafo se quer. Não consigo parar de pensar. Onde ele está? Já olhei o celular milhões de vezes... eu sou covarde! Fraca!

Quero m-o-r-r-e-r!

17:23h: Ele veio buscar as coisas dele. Quando ele entrou, eu fiquei muda. Mas ele viu que eu não tirei os olhos dele.

Perguntei o que tinha acontecido, mas ele só respondeu que o projeto continuaria.

Comecei a chorar.

Antes de sair, rabiscou alguma coisa no papel. Ele passou a mão no meu rosto e disse que tudo ia ficar bem...

Deixou o papel no meu teclado e saiu.

É uma música.

Perdi o chão.

Música: Quem de Nós Dois- Ana Carolina


Folha 26

03: 17h: Ainda é madrugada, mas tive que levantar :

 

Professor S.,

Não posso mais com isso! Por Deus! O que houve? Estou descompensada e confusa...

Maca

 

Apertei em enviar. Mandei via e-mail porque provavelmente ele vai responder pela manhã.

Notificação!

 

Macabéa,

Só estou abrindo espaços para coisa novas na minha vida. Não sou mais seu professor e cancelei o compromisso com Circe. Eu disse que tinha certeza do que deveria fazer.

Agora é esperar...

 Quanto ao projeto, ele continua.

Te vejo amanhã.

Ouvindo Luis Miguel: Contigo aprendi. Mas, se quiser, pode ouvir o CD completo. Romances (lindo). Também não tenho sono...

   Sebástian

 

 

Que lindo! Inegavelmente... estou apaixonada!

Música: Playlist Luis Miguel/ Romances


Folha 27

18:28hA semana foi de falação e planejamento.

O único assunto do campus foi o professor S., e o planejamento foi fazer uma festa de despedida para ele. 

Geralmente, não me chamam para festas, mas como todos sabem que sou pupila dele (apelido carinhoso que me deram), me incluíram na lista. 

Ainda não sei se vou. Não sei como me comportar com a turma... e menos com ele. Vamos ver como vai ser amanhã.

Ele já disse que vamos direto para o local... por incrível que pereça, nós trabalhamos juntos, mas nos comunicamos mais por e-mails, bilhetes e música. É uma coisa tão nossa! Não raro a gente se espia por cima da tela com ares de quem guarda segredos... eu adoro isso!

 

Macabéa,

Amanhã vamos sair daqui direto, ok? Nem preciso dizer que você vai comigo, não é?

Sebástian

 

 

Professor S.,

Ainda não sei se vou...

Maca

 

 

Macabéa,

Então combinamos assim: você não vai eu não vou.… deixo você decidir amanhã!

Sebástian

 

Confesso que é uma caixa de e-mail entregativa: Entrega tudo que acontece entre a gente! Estou... encantada S2.

Às vezes sinto que somos “Abelardo e Heloise” da modernidade. O dia que contei isso para ele, ele riu alto! Cada dia estamos mais leves... isso é tão fantástico! É o silencio que diz quase tudo... é mágico!

Música: Pra você guardei o amor - Nando Reis & Ana Caiñas


Folha 28

18:10h: Descobri que, sem o Professor S., as aulas são horríveis pela manhã. Almocei rápido e fui para sala... Ele já estava lá.

Havia bombons na minha mesa. Perguntei se eram para alegrar meu dia ou se tratava de um suborno para a festa da noite. Nunca vi risada mais linda e iluminado: “Para as duas coisas”.

 

Professor S.,

Obrigada! Não me deixe comer todos de uma vez...

Maca

 

 

Macabéa,

Podemos come-los juntos... O que acha?

Sebástian

Professor S.,

Acho que é uma ideia maravilhosa!

Maca

 

A tarde foi fluida e o trabalho rendeu. O fato dele estar presente na sala me dá segurança, e às vezes chego a me sentir mais esperta do que realmente sou!

Agora vou me preparar para a festa da turma. Acho que é em um bar por aqui mesmo. Ouvimos Alejandro Sanz a tarde toda... ¡Cómo me gustó! 

19:30h: Quando fiz menção de me levantar, ouvi a notificação. Olhei par ele. Ele me olhava com um olhar novo. Disse que tinha um último email na minha caixa.

 

Macabéa,

Você está perfeita do latim ‘Perfectus’... Você é perfeita para mim.

Sebástian

 

 

Como eu quis tocá-lo!

Quase não tive medo de alguém perceber nossos olhares. Ainda assim, olhei em volta e saí.

No banheiro, meu coração acelerou. Sensação de vontade... geralmente evito esses pensamentos que são invasivos, mas... isso aqui é um diário, não é?

Morreria por me deitar com ele...  

Calor....Indo!

Música do dia: Beija eu – Marisa monte


Folha 29

08:11h: A festa ontem foi maravilhosa!O bar era simples, mas muito animado.O Professor. S foi tão divino!

O tempo todo cruzamos olhares. Ele me chamou para dançar... quase morri!

Ele é tão cheiroso e tão lindo! Eu não me lembrava de como era quente. Me pegou pela cintura, perdi a respiração. Cada pelo do meu corpo arrepiou... 

Esse diário não está preparado... eu não estava preparada.

Por mais que todos estivessem em volta dele, ele não me deixou sair do limite dos olhos dele. Para onde eu fugiria? Confesso que senti ciúmes... Deu vontade de estapear a cara de umas “perras constipadas” buscando a atenção dele o tempo todo. Contudo, esse joguinho de sedução que estabelecemos entre nós me excita muito.

Me trouxe em casa e nos beijamos de novo, e de novo e de novo... de verdade, se não saio correndo do carro, não estaria aqui escrevendo agora.

O ano já está acabando e com ele o projeto... o que será de nós?

Indo para o campus...

13:11h Cheguei à sala de produção. Me dei conta que não há quase nada mais a ser feito: alimentar planilha e poucas observações sobre os resultados.

De certa forma isso me assusta... como era minha vida antes? Não sei. Mas, como será depois? Me assusta. 

15:09h: Email na caixa:

 

Macabéa,

Está tudo bem? Te vejo introspectiva.

 Alguma coisa que eu tenha feito de errado ontem?

 Sebástian

 

 

Professor S.,

Por Deus! Você não fez nada de errado! Muito pelo contrário... 

Mas você viu que nosso projeto está acabando? O que vai acontecer depois?

Maca


 

Macabéa,

Favor explicitar esse ‘muito pelo contrário’. 

Não entendi sua preocupação! As coisas vão continuar como estão. 

Nossa vida não se resume a só isso!

Vou continuar te esperando...

Sebástian

 

 

Professor S.,

‘Muito pelo contrário’: eu amo tudo que você faz, T-u-d-o!

Favor explicitar ‘vou continuar te esperando’.

Maca

 

 

Macabéa,

Você ainda, não sabe tudo que sei fazer... 

‘Vou continuar te esperando’: quero que a gente fique junto. Quero que a gente assuma essa relação e só estou esperando por você. Quero ir na sua casa falar com seus pais, quero pichar o muro da faculdade com nossos nomes, quero colocar um outdoor com nossa foto, e te escrever milhões de cartas. Quero tocar Marisa Monte para você, e mais que tudo, quero te ver dormir e te ver acordar todos os dias.

Resumindo: quero comer bombons com você, Macabéa!

Sebástian

 

 

21:17h: A escolha mais acertada que fiz foi levantar da minha mesa e ir até a mesa dele. Ofereci um bombom. Ele me olhou com olhar de paixão. Pegou minha mão e se levantou. Tomou meu rosto entre suas mãos e simplesmente me beijou... na frente de todo mundo! Foi tão intenso... e tenso!

Pude ouvir ou burburinhos pela sala. Alguns aplausos também!

Ele me abraçou e eu morreria ali, feliz. Juro que não sei como cheguei em casa.

Mas, estou aqui.

Música do dia: Canta corazón- Alejandro Fernandez


Folha 30

08:46h: Dormi muito bem... conversamos até bem tarde pelo celular.

Hoje ele vem almoçar aqui em casa. Mamãe já está ajeitando tudo. Acho que estou nervosa!

O almoço foi ótimo!

19:47h: Foi realmente um encontro de família. Não sei se é porque passamos tanto tempo juntos, mas a companhia dele me é tão familiar! Sinto que o conheço desde sempre. Ao mesmo tempo ele é tão divino!

Já era quase noite quando ele foi embora. Ainda tem o cheiro dele no meu quarto: passamos a tarde aqui ouvindo músicas.

Terminamos de assistir ao meu filme.

Parece tudo tão sonho!

Música do dia: How Deep Is Your Love – Bee Gees


Folha 31

13:20h: Esqueci completamente do meu compromisso com Ricky.

O que faço?

 

 

Professor S.,

Não sei se você sabe, mas todos os domingos as 14h eu tenho estudado com Ricky.

Quer vir fazer companhia para nós?

Maca.

 

 

 

Macabéa,

Na verdade, eu gostaria de tirá-lo a socos da sua casa!

 Mas, como sei que você não vai me dar essa opção, quero te fazer uma proposta melhor.

Vem conhecer minha casa!

Você pode estudar com ele de 14h as 14:10 e depois vem para cá.

O que me diz?

Sebastian

 

              

Professor S.,

Seria isso uma cena de ciúmes?

Isso não combina com um homem da sua estirpe!

Estou rindo alto do horário que você sugeriu para eu estudar.

Você me faz bem, até de longe!

Podemos remarcar para as 18h?

Quanto ao Ricky, não se preocupe!

Música para você se acalmar: Can`t Take My Eyes Off You- Gloria Gaynor

Maca

 

Macabéa,

Olha eu perdendo as estribeiras por causa de uma mulher!

Estarei na sua porta as 18h.

Música para você ouvir: Pareço um menino – Fabio Júnior

Sebástian

 

17:53h: Estou pronta! Ele já está me esperando... me deseje boa sorte, diário!

02:13h: Pensa... muita informação!

Não cabe mais eu ficar longe desse homem... Por Deus!

Não consigo parar de ficar feliz... 

Que noite! Que noite e Q-u-e N-o-i-t-e!!!

Que delicadeza, que perfeito do latim “perfectus”, que doçura! Precisoooooo!

Música: Para tu amor – Juanes


Folha 32

14h: Ele não veio ao campus...

 

 

Macabéa,

Certamente, você está sentindo minha falta e pode acreditar, nada comparada à falta que eu sinto de você. Não pude ir ao campus hoje. Circe está aqui e não poso deixá-la no momento.

Depois conversamos!

Sebástian

 

 

15:22h: A felicidade durou pouco... Circe está com ele!

Estou indo para casa. Estou extremamente triste. Não sei o que pensar. Tenho dor de cabeça... preciso me deitar.

Música: A maçã - Debora Blando


18:40h Email:


Macabéa,

Que houve? Vim ao campus para ver e você não estava.

Se sente bem? Precisa de alguma coisa? Posso te ver?

Sebastian

 

 

Professor S.,

Estava cansada. Preciso dormir.... Amanhã nos falamos...

Macabéa

 

 

Macabéa,

Há dois motivos plausíveis para sua indiferença.

O primeiro é por causa da noite passada. Mas, a julgar por seu comportamento quando te levei em casa ontem, acho que não poderia ser.

O segundo é por Circe.

 No entanto, prefiro acreditar que não passaria pela sua cabeça qualquer coisa que por ventura, pudesse ter acontecido entre mim e ela. Então, vou supor que o que você me diz é verdade.

E apesar de estar morrendo de saudades, literalmente, quero que descanse.

Música que me traduz agora: Você não me ensinou a te esquecer- Caetano Veloso

Sebástian

 

 

Professor S.,

Me perdoe! Não quis ser indiferente. Mas confesso minha frustração ao saber sobre Circe.

Deixei minha insegurança falar mais alto. Não sei o que dizer!

Vamos esquecer esse “péssimo entendido”.

Me perdoa?

Maca

 

Ele não respondeu...

Tenho o dom de magoar as pessoas próximas com minha insegurança. Não responde nem no celular.

23:44h: Estava quase dormindo quando mamãe me chamou. Me pediu para atender a porta.

Era um Anjo! Por Deus, o que eu fiz para merecer tudo isso?

Fiquei tão emocionada! Ele aumentou o som do carro e me buscou na porta para dançar com ele... como não adorar um homem desses? Me trouxe flores e bombons. Eu me senti péssima, mas realizada.

Ele me contou que Circe estava morando com o rapaz e que eles haviam brigado. O sujeito a ameaçou e ela não tinha para onde ir. Ele passou o dia providenciando a ida repentina dela para casa dos pais, em outro pais.

Me disse que nunca teve dúvidas: ele está onde ele quer estar. E cá entre nós, ontem à noite eu também tive essa certeza!

Circe se foi. Ele ficou.

Às vezes eu tenho medo de amar tanto... mas é irresistível.  

Música que dançamos na rua: Solo Tú, Solo Yo- Jaime Camil

Música que dormi ouvindo: Llévame despacio- Paulina Goto


Folha 33

07:17h: Acordei atrasada!

Vou mandar e-mail para avisar.

 

Professor S.,

Que você esteja tão sorridente como eu! Me atrasarei alguns minutos...

Maca

 

 


Macabéa,

Eu espero que se sinta tão bem quanto eu! Aqui falta você.

Vamos almoçar juntos?

Sebástian

 

 

Professor S.,

Sem tiver certeza que quer desfilar comigo pelo campus, claro que sim...

Maca

 

14:10h: Comprei um livro para ele: ‘Os Maias- Eça de Queiroz’.

Almoçamos juntos no campus. Fomos de mãos dadas... tive vergonha. Não por ele! Por Deus! Ele é maravilhoso e é claro que todos no campus já sabiam. É obvio que sim. Tem coisas que nem precisam ser anunciadas. Foi por mim mesma. Às vezes me sinto muito aquém.

Ele amou o livro.

Já começou a ler. Ele é tão inteligente!

 

Macabéa,

No almoço, percebi você um pouco desconcertada... algum problema em relação a sermos vistos juntos? Me pareceu meio sem jeito.

Sebástian

 

 

Professor S.,

Acho que fico envergonhada de ver as pessoas comentarem sobre nós.  Não é nada com você, imagina! Eu não estou acostumada a ser notada....

Maca

 

 

Macabéa,

Lembra quando você me deu o livro da Clarice Lispector? Nunca te contei isso. Mas, eu já tinha. Comprei quando conheci você!

 Você é sempre notada. Talvez não por qualquer um, você chama atenção por ser você. As pessoas nem sempre estão esperando coisas especiais.

Quanto ao que as pessoas falam, só estão tornando público o que já imaginavam sobre nós... não acha?

Sebástian

 

 

Professor S.

Obrigada por você ser você e se dividir comigo... eu amo você, sabia?

Maca

Macabéa,

É a primeira vez que você diz que me ama...

Sebástian

 

 

Professor S.,

Ups! Fico feliz em ser a primeira... talvez um pouco estranha por ser a única a dizer...

Maca

 

 

Macabéa,

Eu digo que te amo todo os dias... talvez, não da forma que você está acostumada.

Às vezes quero que você veja que eu mudei a vida, não por você, mas para ficar com você.

Morro de medo disso parecer uma cobrança, e não é, por Deus!

Mas, me enxerga... nunca duvide que eu amo você, e muitas vezes mais que a mim mesmo.

Eu sou meio tosco...  mas essa é a maneira de eu tentar fazer você entender a importância que tem para mim. Minha perspectiva que era extremamente limitada passou a fluir com muita segurança, sabe?

Eu não sei muito bem como expressar isso. E pode até ser clichê, mas essa troca com você me faz sentir bem.

Em suma: Eu te amo!

Sebástian

 

Professor S.,

Quer dar uma volta no campus?

Maca

 

18:36h: Foi um final de tarde incrível! Tomamos sorvete no campus e sentamos na grama para ler. Me pego olhando para ele com adoração! Nem nos meus melhores sonhos eu poderia estar mais feliz...

E a galera só de olho.

Música da manhã: Ainda bem- Vanessa da Mata

Música da tarde: Ainda bem- Marisa Monte


Folha 34

20:17h: Essas últimas semanas foram corridas, e por isso foi difícil vir aqui, diário. 

Mas, vou tentar resumir: terminamos o projeto há dois dias. O professor S. vai apresentá-lo hoje para a Instituição. Eu estou um pouco ansiosa, mas ele parece calmo. Como ele é agitado normalmente, é difícil dizer se ele está nervoso ou não.

Ele pediu que eu estivesse com ele durante a apresentação, mas Clarice vem para isso e prefiro não aparecer.

Estou em casa e aguardando notícias...

Música do dia: De tanto amor- Roberto Carlos


Folha 35

07:40h: O projeto foi aceito! Vai ter uma comemoração hoje... estou feliz.

22:37h: A recepção da Faculdade foi bem restrita. Clarice não estava lá. A partir de amanhã, é preparar tudo. Esse projeto será apresentado em outras Instituições.

Feliz pelo trabalho, preocupada em ficar afastada do Professor S... Como lidar?

Na volta para casa, o papo foi animado, mas contido. Ele já sabe das minhas inseguranças, e eu já sei das possibilidades que ele vai ter. Eu sei que ele não quer que isso pareça uma ameaça, mas é!

Eu sei... estou sendo egoísta.

Não consigo evitar.

Um ano de trabalho nesse projeto equivale a, no mínimo seis meses de divulgação...

Música do dia: Haja terapia- Simone


Folhas 36

13:15h: Vim aqui para sala de produção. Temos uma semana para fazer os devidos ajustes. Professor S. viaja na próxima semana. Tem um email na caixa

 

Macabéa,

Sei que você está feliz pelo resultado do nosso trabalho. Mas vejo também a escassez de seus risos.

Queria muito que eu não precisasse ir.... Contudo, já sabíamos que, se desse certo, esse seria o procedimento.

  Não vou amenizar seu sentimento porque imagino que você também se sinta como eu.

Mas sei que não vamos nos distanciar. Eu sei disso, porque depende de nós. Não é verdade?

Sebástian

 

 

Professor S.,

Que bom seria se nosso emocional conseguisse caminhar com a razão, não é mesmo?

É claro que não vamos deixar que nosso trabalho afete nossas vidas!

Mas, meu coração leigo, já começa a dar sinais de que vai chorar sua ausência.

Vamos aproveitar nossa semana da melhor forma que pudermos, certo?

O que você sugere?

Maca

 

 

Macabéa,

Você é incrível! Minha sugestão é um tanto invasiva..., porém muito legítima!

 Passa o final de semana comigo para minha casa? Aqui já está tudo encaminhado e se houver algo por fazer, podemos fazer de lá mesmo.

O que acha?

Sebástian

 

 

Professor S.,

Não poderia ter dado uma sugestão melhor...

Maca 

Música: És Por Amor- Alexandre Pires


Folha 37

E acabou que uma tarde virou quase uma semana. E foi tudo muito mágico!

Ele me fez a mulher mais feliz do mundo. Viajou hoje pela manhã... já estou com saudades!

Música: Por enquanto- Cassia Eller

 

 Folha 38

Notícias do bonito!

 

Minha Macabéa,

Daria a vida para que estivesse comigo!

Cheguei hoje de manhã. O voo foi bem cansativo.

Passei em companhia de Carlos Eduardo da Maia e Maria Eduarda.  Achei que “O Primo Basílio” era o melhor texto de Eça de Queiroz, ledo Engano!

Saudades...

Sebástian

 

 

Professor S.,

Como me alegra saber que está bem!

Carlos Eduardo e Maria Eduarda são excelentes companhias, quiçá as melhores para essa viagem! O campus hoje estava triste sem você andando apressado pelos corredores.

A sala de produção ficou enorme e inútil.

Sinto falta de você gesticulando ao telefone, do seu perfume pelo ambiente e do seu sorriso iluminado.

Penso em você o tempo todo...

Saudades enormes!

Maca.

Música: Pra rua me levar - Ana Carolina


Folha 39

09:20h: E-mail carinhoso pela manhã: 


Minha Macabéa,

O dia ontem foi corrido.

Ontem à noite fiz a primeira apresentação do nosso projeto e foi muito bem aceito. As fotos devem ser publicadas no Jornal do campus.

Não consegui dormir muito bem.... Meus pensamentos estavam sendo sequestrados pela vontade que sinto de você. E não bastasse isso, Maria Monforte é perturbadora!

Mesmo cheio, meu tempo é vazio sem seus olhos por cima do monitor me desvendando.

Conto o tempo para tocar em você...

Sebástian

 

 

Professos S.,

A melhor hora do meu dia é quando vejo seus e-mails.

O que me alivia um pouco da sua ausência são nossas músicas. O tempo só aumenta a tortura da saudade, que já me parece ser eterna.

As noites tem sido de frio, falta e lembranças soltas. Não sabe o quanto anseio pela sua companhia.

Sinto saudades do teu abraço, do seu cuidado, da sua boca. Nem meus bombons tem sabor se você não está... minha alma implora pelos seus carinhos... como lamento não ter te conhecido antes.

Maca

 

 

Minha Macabéa,

Hoje me peguei procurando por você.

Me sinto tão sozinho sem teus olhares...  

A todo instante me pergunto se você tem pensado em mim, onde está e o que estaria fazendo. 

Me apavora pensar que você pode se acostumar a ficar sem mim.

 Estou me sentindo sem sentido... isso chega a assustar!

Todos os dias tenho comprado bombons para você.

Sebástian

 

 

Professor S.,

Não vejo a hora de pôr os olhos nesses bombons!

Hoje à tarde, vi as fotos do evento e, mais uma vez te adorei.

Fiquei com uma pontinha de ciúmes e inveja da sua gravata.

Estou na nossa sala com a Eneida da secretaria, que me fala de você o tempo todo. Acredito que ela esteja apaixonada! Com tudo que ela me fala a seu respeito, eu posso compreender e me pergunto. Como não se apaixonar?

Queria tanto que você estivesse aqui!

Maca

 

 

Minha Macabéa,

“Mi gloria eres tu”.

 Leio seu e-mail e posso ver você sorrindo para mim. Vejo os raios de sol iluminando seus cabelos pela manhã. Lembro de você acordando do meu lado... vejo seu jeito nervoso de prender os cabelos e me sinto privilegiado de poder compartilhar meu tempo com você.

 Você ocupa um lugar na minha vida muito maior do que eu mesmo!

Quanto à gravata, podemos tirá-la quando eu voltar...

Sebástian

 

Música: Vieste - Ivan Lins


Folha 40

14:27h: Semanas se passaram. Tenho estado muito passional.

Apesar de todos os dias trocarmos e-mails e mensagens, tenho preferido escutar músicas. O trabalho com Eneida tem me ajudado e passar o tempo.

Às vezes ela me irrita. Fala do Professor S como se eu fosse incapaz de fazê-lo bem.

Estou desconcentrada...

Ele deve voltar em três dias e estou contando os segundos....

Email apaixonado:

 

 

Minha Macabéa,

“Dejar de quererte

 Ni lo sueñes....

Tendrían que matarme

Y ya sabes...

Que aún asi, com los ojos

Cerrados por la muerte

No dejaría de quererte”

Desconocido

Sebástian

 

 Música: Eres todo em mi - Ana Gabriel


Folha 41

13:17h: O dia não passa.... Sinto-me entediada. Doida para chegar em casa e me fechar no quarto.

16:43h: Que tudo! Cada dia vejo que não mereço as coisas boas que acontecem comigo! Nesse momento, estou sentada na escrivaninha do Professor S usando uma camisa dele...

Ele está no banho!

O que houve? O momento mais lindo de todos que vivi até hoje.

Estava quase saindo quando ele chegou apressado. Me viu, deixou as coisas pelo chão e veio me abraçar. Demorei a acreditar... fiquei em choque! Me levantou e me encheu de beijos... Por Deus!

Eu estou muitíssimo enamorada!

Ele cumprimentou todo mundo e disse que amanhã contaria as novidades. Mas, que naquele momento, me roubaria.

Então, eu estou aqui na casa dele... com fomes... varias!

Música para fazer amor: Quitemonos a ropa – Alexandre Pires


Folha 42

15:21h: Quase me mudei para casa do Professor S., mas estou em casa agora. Tudo caminha perfeitamente bem. Minha mãe já se acostumou à ideia de ter um homem em casa. E que homem!

 

Minha Macabéa,

Só quero que você saiba que me faz muito feliz. Às vezes fico pensando que você estava guardada para mim. Minha mesa está cheia de papéis e, apesar do trabalho, não consigo imaginar a possibilidade de estar em outro lugar ou querer outra vida que não fosse essa com você.

Sebástian

 

 

Professor S.,

Nem nos meus mais profundos sonhos imaginei que você poderia olhar para mim. Me sinto agraciada por você me amar...

Há amores que transcendem a vida. Eu sei que o meu por você certamente é desse tipo.

Maca

 

19:13h: Houve um problema no projeto, e o Professor S. vai precisar se ausentar novamente. Mas eu sei que vai valer a minha espera por ele...

Já estou com saudades.

 

Minha Macabéa,

Em um fim de semana consigo resolver tudo. É só uma questão de assinaturas.

Não quer vir comigo? Podemos aproveitar para você conhecer a cidade: saímos daqui na quinta e voltamos no domingo.

Acredito que merecemos um espaço só nosso sem papeis e sem computadores.

Sebástian

 

 

Professor S.,

Só se prometer me amar todos os dias para sempre!

Maca

  

Minha Maca,

Arrume suas malas...

Sebástian

 

Peço todos os dias que nada nos separe. 

Agora sei o motivo de eu ter nascido.

  

 

Sebástian,

Só queria dizer que, se eu morresse hoje, seria feliz. A gente só tem medo de morrer quando não teve uma vida que vale a pena. Minha vida com você é muito melhor do que eu poderia imaginar.

Sua Macabéa

 

 

 

Minha Macabéa,

Eu jamais poderia viver sem você. Não de verdade!

Eu morreria para estar do seu lado...

Sebástian

Música: Endlesslove - Diana Ross & Leonel Ritchie


Folha 43

17:33h- Hora de ir. Tenho a sensação de que será um fim de semana perfeito... vou deixar você aqui, diário. Somos amigos, eu sei. Mas, há coisas que precisamos fazer sozinhos.... Até breve!


Naquela mesma noite, um dos maiores acidentes aéreos foi noticiado pelas rádios e Jornais. Na lista de desaparecidos no mar constavam os nomes de Macabéa e Sebástian.

Conta a lenda que eles se salvaram e vivem juntos numa ilha. Mas, para quem não acredita em lendas, sabe que eles salvaram um ao outro em vida, e estão juntos em um lugar onde o tempo não dói.

No muro do campus os jovens apaixonados continuam deixando homenagens para o casal: Trechos de músicas, papeis de bombom e juras que só fazem sentido para quem acredita no amor...

Música: Happy- Michael Jackson

 

 

 

 

 

 

O cíclico do dia

Desabafo Um leve balanço e acordo. Estou voltando para casa de um passeio com amigas. O silêncio é viciante. À parte quem dirige, todas estã...