Folha 1
15:24h: Estou apaixonada...
Foi meu primeiro
dia de aula no campus novo. Era para ser um dia a mais na faculdade. Longe disso.
Quando entrei na
minha classe de História, lá estava ele: Professor Sebástian, o professor mais lindo da
universidade, quiçá, do mundo inteiro! Estava sentado sobre a mesa, rindo e
conversando com alguns alunos. Seu riso iluminava a sala.
Ele nem notou minha presença. Mas já sei que de
hoje em diante, jamais tirarei meus olhos dele.
A sala estava cheia, e por isso preferi me sentar perto da porta. A aula já ia começar.
Quando se levantou da mesa, parecia um deus enviado do mundo de Sophia para proclamar o conhecimento. Foi a melhor aula que tive. O som da sua voz me arrepiava enquanto ele destilava sabedoria.
A camisa branca
com os punhos dobrados até o cotovelo, os cabelos penteados de modo informal...
tudo nele me enfeitiçou.
Vi no mural do
corredor que ele está buscando um estagiário para auxiliá-lo durante as
aulas. Me candidatei! Vou fazer tudo que for necessário para ser a sombra dele...
Não me lembro do
meu coração ter batido com tanta força como hoje. Talvez quando conheci Miguel,
há alguns anos..., mas depois que ele se foi, achei que nunca mais fosse me
apaixonar. Agora posso ver que realmente a vida me surpreendeu.
Música do dia: Meu bem querer- Djavan
Folha 2
22:07h: Quase me
entristeci: assim que cheguei no campus, soube que o Professor S. é noivo. Depois percebi que isso é pouco importante. Para além da verdade, eu jamais
faria parte da cadeia alimentar dele... E o fato dele amar outra mulher, não
impede que eu continue o amando.
Quase desisti. Não
de amá-lo, porque seria impossível. Quase desisti de comparecer à entrevista para a vaga de estágio com ele. Andei observando minhas ‘concorrentes’ e, pode acreditar: são
todas muito diferentes de mim. Nunca fui de me encaixar em padrões estéticos,
mas confesso que hoje eu quis me vestir mais formalmente. Não com a
pretensão de seduzi-lo, mas queria que ele percebesse que eu estou por perto.
Queria tanto
cuidar dele! Ele é tão autoconfiante e seguro de si mesmo! Ainda assim, eu consigo ver uma certa fragilidade no
seu rosto perfeito.
Hoje ele escreveu
palavras soltas pelo quadro e, quando foleou o livro para indicar uma página,
quase tive a sensação de que ele me viu admirando-o. Eu não acharia estranho!
As colegas de sala ficam malucas por ele... porque eu não ficaria?
Estou sem sono e já reli a matéria dele várias vezes, repassando cada gesto, cada olhar e cada palavra. Hoje ele pareceu sorrir mais do que na última aula. Já está criando afinidade com a turma, e isso é bom!
Descobri que a
noiva dele também trabalha no campus e que vai ensinar matérias
extracurriculares. Circe. Um nome bem sugestivo para mim, que estou encantada com o
noivo dela.
Indo dormir!
Música do dia: Certas coisas- Lulu Santos
Folha 3
14:26h: Senti falta de ouvir a voz dele. Não o tinha visto até a hora que precisei ir à biblioteca devolver um livro. Ele estava lá: Professor Sebástian. Ele ocupava uma mesa cheia de livros e estava concentrado em seu notebook. Perdi até o jeito de andar. Ele sempre usa fones de ouvido e está sempre tão bem vestido! Mas não precisa de muito... é perfeito. Digo, literalmente! A palavra perfeito vem do latim perfectus que significa: “feito depois de acabado”. Definitivamente, não há nada nele que precisa ser mudado: perfeito!
Queria dizer um
olá e até me arrisquei a passar bem perto da mesa. Quando me aproximei e senti
o perfume dele, meu coração se descompassou. O calor subiu tanto que precisei
me sentar. Foi então que ele me viu... eu devia estar pálida! Ele sorriu
amavelmente, tirou um dos fones e me perguntou se estava tudo bem.
Eu ia desmaiar
naquele momento.
Só devolvi o
sorriso e disse: Calor!
Acredita? Eu
disse: C-A-L-O-R!!!
Por Deus... eu realmente
mereço sofrer!
Fiquei ali por uns minutos até passar a vontade de me matar de vergonha. Queria tanto saber o que ele estava ouvindo...
Ele saiu logo em seguida, e num desespero desmedido,
corri e me sentei na mesma cadeira em que ele estava. Coloquei o meu fone, e
gostei de imaginar que ele ouvia o mesmo que eu...
Estou morrendo para
sonhar com ele essa noite!
Música: I can´t take my eyes off you – Muse
Folha 4
22:11h: Nesses dias que
se passaram, só pude conformar que o professor Sebástian é o homem da minha vida.
Estudei e fiz o
processo para o estágio: fui muito bem! Estou muito ansiosa pelo resultado. Agora,
só na segunda. Até lá, vou amargar a saudade que já estou sentindo dele.
Preciso colocar minhas tarefas escolares em dia e me preparar psicologicamente para conhecer Circe na próxima semana. Me sinto fora de mim. Ocupei-me por inteiro do do processo do estágio e do Professor S., claro. Ando tão no mundo das nuvens que as vezes tenho medo. Será que devo procurar ajuda? Fico fantasiando durante horas e perco a noção do tempo. É maior que eu... Ele me invade, faz festa nos meus pensamentos, e eu acabo alimentando isso porque é bom. Quando desperto dos meus devaneios, me sinto perdida, e volto para eles.
Ele é tão divino
para meu alcance! A alegria dos meus dias está no tom das roupas que ele veste.
O mundo que ele me oferece tem mais graça que o meu.... Não sei se devo me
preocupar. Agora, não quero pensar nisso! Já estou viciada nas novas formas de
viver que aprendi desde que o conheci.
E mesmo sabendo que
isso não me leve a lugar nenhum, me sinto bem: estou completamente fascinada!
Nietzsche é magistral quando afirma que “amamos desejar mais do que amamos o
objeto do nosso desejo”. Só sei que
ele é o remendo certo para os retalhos gastos que alinham minha alma. Sinto-me,
literalmente, uma ilha cercada de professor Sebástian por todos os lados.
E isso me basta!
Música do dia: Hello – Lionel Richie
Folha 5
06:00h: Quase dormi bem, mas
não. Hoje sai o resultado do processo: estou passando mal, mas indo para
Faculdade.
12:22h: Eu deveria estar
arrasada, fiquei em segundo lugar. A tristeza poderia até me matar, se ele não
tivesse me parabenizado. Está bem certo que outra pessoa vai estar mais próxima
dele do que eu, mas agora ele sabe quem eu sou. Acho que até já sabia!
Quando me viu na sala e disse “a menina do calor”, fiquei vermelha. E quando descobriu que meu nome, os olhos dele se iluminaram. Saiu da boca dele em perfeita pronuncia: Macabéa. Foi como se eu deixasse de ser invisível naquele instante. Sempre gostei do meu nome, mas nunca me pareceu tão lindo quanto hoje.
Pensando aqui comigo mesma, estou concluindo que Dom Sebástian tem o dom de me salvar dos meus fracassos. Não passei em um processo para o qual estudei durante dias, e me sinto recompensada. Quando ele pegou na minha mão, minha vida poderia ter acabado ali.
Por Deus... como eu estou apaixonada por esse homem!
Tenho a impressão de que, em algum lugar, esse amor já existia antes mesmo de eu conhecê-lo. É tão estranho olhar para a pessoa e já saber quem ela é!
20:43h: O dia de hoje me abriu
possibilidades: talvez eu esteja nos pensamentos dele por alguns minutos
durante a aula... E isso já me alimenta inteira.
Às vezes sinto
que estou caminhando em uma corda bamba sobre o abismo. Não sei se posso
recuar. Não quero recuar.
Música do dia: Sonho de Amor - Patrícia Marques
Folha 6
13:47h: Cheguei da faculdade agora. Não estou triste... talvez um pouco atormentada. Acabei de ver o Professor Sebástian discutindo com uma mulher, próximo ao meu ponto de ônibus. Não sei quem era. Parecia que ela estava brava e ele tentava justificar alguma coisa. Só sei que estou me sentindo estranha.
Eu sempre escrevo sobre meus sentimentos, mas confesso que hoje estou com dificuldade de nomeá-los ou descrevê-los. É obvio que não tenho nada com a vida deles, claro que não! Mas me senti incomodada. É como se tivesse alguma coisa pendente, algo que eu não deveria sentir, mas não consigo evitar.
21:49h: Agora, estou aqui na cama, mas não consigo me livrar desse pressentimento ilógico. Amanhã tenho
prova... preciso dormir.
Já terminei de
ler o “Memórias” de Neruda. Amei.
Indo negociar com
esses pensamentos descabidos antes que eles me enlouqueçam.
Música do dia: Como Vai Você? – Roberto Carlos
Folha 7
SURREAL! Esse foi
meu dia!
22:38h: Final da aula do Professor Sebástian, ele diz lá da frente da sala: “Macabéa, posso falar com você?”
Pensa numa pessoa
que quase morreu: euzinha! Nem consegui me levantar da cadeira. O pessoal saiu
e ele veio até onde eu estava. Meu rosto esquentou, senti um ataque do coração
se aproximando, e me controlei como pude.
Ele se sentou na mesa da frente à minha e me
olhou nos olhos. Foi solícito, simpático, atencioso... Resumindo: um gentleman.
Por alguma razão,
ele me perguntou se eu tinha interesse em ajudá-lo em um projeto da faculdade.
Antes que ele terminasse de falar, eu já tinha perguntado quando começaria. Ele
riu (MEU DEUS, ELE RIU), e pegou meu número.
Se antes eu já não
dormia, hoje então, nem vou piscar. Ainda não consigo parar de sorrir, e desde
aquela hora, não tirei os olhos do celular.
Música do dia: Apenas Mais Uma de Amor – Lulu Santos
Folha 8
23:01h: A noite passada foi de
pensamentos soltos. Sabe como é dormir e acordar na expectativa? Custei a
apegar no sono, e ainda assim, acordei cedo. Passei a amanhã inteira tentando
não pensar no Professor S. e no telefonema tão esperado. Foi torturante. Por
vezes me senti angustiada e, não poucas vezes, me bateu um desespero impotente.
Na hora do intervalo, a mensagem me fez parar de comer e suspirar alto. Foi o “Olá” mais libertador da história da humanidade! Vim correndo para casa. Quero deixar tudo ajeitado para amanhã. Mal posso acreditar que vou ficar um pouco mais próxima dele...
Estou tão empolgada e,
ao mesmo tempo, morrendo de medo das minhas próprias ilusões.
Comprei um fichário novo. Amo o antigo, mas ele está todo rabiscado com corações e declarações. Não quero que ele me pense que sou adolescente: eu não sou, só estou. Agora, escrevendo sobre isso, estou percebo que estou bastante apreensiva.
Como vou disfarçar essa paixão que não cabe no meu peito?
Há uma
remotíssima chance de eu me frustrar e ele não ser tudo que imaginei. Contudo,
há um risco enorme de eu me apaixonar ainda mais. O que eu preciso manter em
mente é que todo esse sentimento desconcertante é meu. Só meu. Ele não sabe
disso.
Tenho tanto medo!
Mas estou ciente que estou caindo em queda livre em algum lugar que não me
pertence.
Por Deus! Como
lidar com isso?
Música: Por Amarte Así – Cristian Castro & Ana Isabelle
Folha 9
22:32h: oi uma semana
complicada, mas estou feliz. Os encontros para o projeto têm acontecido numa
sala da própria faculdade. No primeiro dia, o Professor S. já estava lá nos esperando.
A outra moça que está no estudo é Clarice. Ela é infinitamente mais tudo que
eu: infinitamente mais experiente, inteligente e claro, mais bonita. Tem me
ensinando tudo que pode, porque se forma no final do semestre. Depois, vai ficar
só eu.
A semana foi
complicada por N motivos: a cada dia estou mais encantada com o meu
mentor; o volume de pesquisaé enorme; e como ele passa muito tempo conosco, tenho feito
um esforço grande para não me dispersar nele.
Ah... Conheci
Circe. Todos os dias ela vai buscá-lo. Como acabei trocando as aulas dela pelo
estágio, não sei se ela é uma boa professora, e sendo sincera, não tenho
motivos para pensar que seja.
Hoje foi um dia especialmente
difícil. Clarice não pôde ir por causa de seus exames finais, então ficamos o Professor S. e eu. Não me lembro de ter enfrentado um momento tão desafiador.
Tantas coisas para fazer, e ele ali, tão acessível, tão perto, tão ele.
Coloquei uma música
para tentar me concentrar e adivinha? Sim! Começou a tocar Ana Carolina naquele
romântico ‘eu não sei para de te olhar, não me canso de te olhar’. Aff! O que eu
bebi de água e comi de bombom hoje, não está escrito.
Ele é tão atencioso!
Já na hora de ir embora, Circe foi buscá-lo, mas ele disse que iria
depois, porque não queria me deixar sozinha. Até gaguejei na hora de agradecer.
Chamou um Taxi e pediu ao motorista que me levasse em segurança. Abriu a porta para
mim e tudo!
Agora há pouco
sai do banho e vi uma mensagem dele perguntando se eu tinha chegado bem. Só
mandei um emoji de “ok” e agradeci. Tenho medo de me expor nesses momentos.
Estou exausta...
estou feliz.
Música: É Isso Aí- Ana Caroline e Seu Jorge
Folha 10
00:42h Tenho andado bem
atarefada, por isso minha frequência aqui tem sido menor. Já é madrugada, mas eu não
consigo dormir. Qualquer sonho que eu tenha não vai superar essa noite!
Ontem foi
aniversário do Professor S., e por puro descuido, eu não sabia! Logo de manhã as
comemorações começaram. A sala do projeto ficou movimentada. A mulherada viu a
oportunidade perfeita para cair matando. Teve até fila para pendurar no pescoço
dele.
Na hora do intervalo, fui à livraria do campus
e comprei para ele A hora da estrela, de Clarice Lispector. Assim,
quem sabe, ele poderia lembrar da Macabéa da ficção e, pela peculiaridade
do nome, se lembrar da Macabéa da vida real: eu. Rabisquei uma dedicatória e... eu
o abracei! Acredita? Ele é tão grande, tão maravilhoso... tão tudo!
Por um segundo eu
tive inveja da Circe.
Ele ficou feliz
com o presente. Na verdade, ficou bem surpreso também.
No final da
tarde, ele foi embora com a noiva. Eu fiquei até mais tarde e, quando estava me
aprontando para sair, ele voltou. Ficou surpreso em me ver ali. Parecia mais
agitado que o normal, e perguntou para onde eu estava indo. Eu estava indo para
casa. Ele se ofereceu para me levar e, assustada, eu neguei.
Ele parecia
desorientado. Disse que precisava conversar com alguém. Meu coração quase
parou por um minuto inteiro.
No trajeto para
cá, ele perguntou se eu queria beber alguma coisa com ele. Eu mal
consegui controlar a respiração! Paramos em um bar. Ele pediu um uísque; eu, uma
limonada. O telefone dele tocou. Era Circe. Ele não atendeu.
Me contou da
relação conturbada que vive com ela. Disse que é um casamento por conveniência,
inclusive já está marcado. E ele bebeu
muito. Muito mesmo.
Não pude deixá-lo
dirigir.
Resultado? Tive que ligar para minha mãe. Ela sugeriu que eu o trouxesse aqui para casa, e foi isso que fiz. Não sei
como isso aconteceu, mas agora ele está dormindo na sala.
Estou com vontade
de chorar e não sei bem o porquê.
Só preciso
chorar...
Ps: uma das
músicas que ele tanto ouve é da Maria Monte. Vi acidentalmente no celular
dele. Quero morrer!
Música que ele ouve: O Que Me Importa – Marisa Monte
Folha 11
06:40h: Não preguei os
olhos noite passada.
20:56h: Quando saí do quarto, ele já tinha ido embora. Minha mãe disse que ele nem quis comer nada. Escreveu um bilhete e foi...
Macabéa,
‘Eu sinto muito,
Sebástian
Foi tudo que tive
dele hoje.
Fui para o campus
e ele não apareceu.
Na hora do almoço,
me atrevi a mandar um ‘tudo bem?’, e como resposta, recebi um emoji de
piscadinha.
Não sei o que
pensar!
Não sei mais que
tipo de relação temos. A que eu tenho por ele é fácil perceber, mas...
e com ele?
Depois de tudo
que me contou, acho que ficamos meio cumplices.
Ele estava meio 'tomadito'. Não deve se
lembrar de muita coisa. Eu fiquei tão comovida!
Queria protegê-lo...
Se pelo menos ele
soubesse...
Música que eu
queria: Vambora- Adriana Calcanhoto
Folha 12
21:56h: Por Deus! Cada
dia eu me encanto mais com esse homem.
Ele chegou pela
manhã com café e bombons.
Um cartão dizia:
Macabéa,
‘Á minha mais nova amiga e única
confidente,
Sebástian’
Me estendeu a mão e sem dizer nada sorriu. Um sorriso de cumplicidade. Um sorriso que abriu meu mundo.
Agora estou
pensando no que devo fazer. Posso ser a melhor amiga do mundo para ele. Posso
guardar minha dor para ouvir as dele. Mas... se ele quiser reciprocidade? O que
faço?
Vou dizer que
morro de amores por ele? Que ele está confiando em alguém que pode não ser eu
de verdade? Que eu faço de tudo para impressioná-lo e já nem sei a diferença
entre o que sou e quem me tornei para que ele me notasse? O que posso contar a
ele?
Nos últimos meses minha vida se resumiu a ele, e essa vida cheia dele pode parecer uma vida vazia, para ele.
Se ele quiser me
ouvir, vai aprender dele mesmo. Vai aprender que, quando está preocupado morde
os lábios; que quando faz muito frio esfrega as mãos; que quando finaliza o dia, ele sorri e estala o pescoço...
É isso que ele
quer saber? Que toda quinta feira ele faz a barba? Que quando lê mensagens do
celular, franze a testa? Será que ele sabe que, quando coloca os fones de
ouvido, faz uma cara de alívio?
Por Deus! Eu
ficaria horas desenhando sobre ele. Posso descrever manias, gestos e gostos.
Posso descrever as formas do rosto dele, sempre ensolarado mesmo no inverno. O
cheiro inebriante do perfume que ele usa.
Sei quando ele
está cansado, quando está feliz e quando tem uma boa ideia.
Como a gente
retribui uma amizade desse jeito? E a pergunta principal é: até onde eu consigo ir com ele, sem ele?
Acho que estou
perdendo o juízo. Tudo que é meu tem passado por ele.
O que faço?
Música do dia: Bum, Bum, Bum – Alexandre Pires
Folha 13
05:21h: Noite péssima! Quase não dormi e ainda tive sonhos ruins. Sonhei que estava com medo de ficar em casa, não conseguia trancar a porta. Com medo de alguém entrar, saí pelas ruas para procurar alguém que pudesse passar a noite comigo. Acordei acelerada... e atrasada.
06:44h Estou a caminho da faculdade.
07:26h: Acabei de chegar!
22:13h: Professor S. está com semblante cansado. Não um cansaço físico, mas um cansaço que parece ser da alma. Parece resignado com alguma coisa...
Saiu antes que a Professora Circe chegasse para buscá-lo. Ela ficou nervosa!
Está sendo muito difícil eu demarcar meu lugar nisso tudo. Se não pergunto nada, parece que não me importo. Se pergunto, corro o risco de ser invasiva.
A minha admiração
por ele me impede, em algum nível, de ser racional.
Eu não sei como
lidar...
Acabei de mandar
uma mensagem perguntando se estava tudo bem. Ele acabou de responder que vai
melhorar. Perguntou o que eu estou fazendo. Mandei que ia me deitar.
Três minutos
depois:
‘Amanhã, depois
do horário, podemos conversar?’
Estou quase infartando. Mandei um joinha.
Mais uma noite em claro. Não sei se de medo... ou de expectativa.
Depois do meu
‘sim’, me sinto perigosamente feliz!
Música do dia: Você Me Vira a Cabeça- Alcione
Folha 14
01:14h Por Deus! Preciso
escrever!
Dia tenso e
intenso!
Professor S.
chegou me dizendo que leu o livro que eu dei a ele. Nem perguntei se tinha gostado.
Não há como não gostar de Clarice, e pela empolgação, deu para sentir que ele amou.
Disse também ter gostado da dedicatória. Eu escrevi:
Professor S., felicidades!
Trabalhar com você é como ouvir “Velha Infância”.
Feliz Níver,
Maca
Ele me contou que
ama Marisa Monte e Tribalistas. Eu também! Acho que ele notou quando
suspirei.
No almoço, nem saí da sala. Devo ter bebido uns três litros de suco e comi horrores de bombons. Se continuar assim, nunca terei problemas renais, só diabetes!
Quando Circe foi buscá-lo, ele disse que precisava ficar. Saiu para falar com ela lá fora.
Voltou pensativo.
Sentou-se por uns
cinco minutos na frente do notebook e me olhou por cima da tela. Era um olhar
novo. Um olhar que foi para mim, o ‘vamos
‘mais convidativo do mundo.
Arrumamos as
coisas e, quando eu estava saindo, ele pegou meu casaco, que fica pendurado na minha
cadeira, e colocou sobre meus ombros.
Ele deve ter escutado
as batidas do meu coração.
Fomos a um bar
bem próximo da faculdade. Falamos sobre coisas aleatórias. Ele pediu um uísque
e disse que não exageraria. Que eu não me preocupasse.
Me contou mais um
pouco sobre sua relação com Circe. Disse que estava obcecada, não por ele, mas
pela obrigação de estar com ele. O compromisso, as cobranças, a vigilância, tudo é um
tormento. Ele se sente impotente. Ela não o ama mais, mas está acostumada
à presença dele. E ele... também está acostumado à dela.
Entre uma história e outra, ele perguntou sobre o que eu gostava de ouvir, e depois pediu que eu mandasse algumas música para ele.
Conversamos sobre
tantas coisas!
Quando ele me deixou
em casa, pediu que eu sugerisse uma música para ele ouvir no caminho de volta. Tive um momento de
coragem e mandei.
Agora, estou na
cama. Não sei se devo me preocupar. Estou com um pouco de sono, mas queria que
ele dissesse alguma coisa sobre a música...
Quero sonhar com
ele!
Música enviada: We´re All Alone – Rita Coolidge
Folha 15
22:59h Estou passando os
dias com mais leveza.
Com o estreitamento da relação, agora eu consigo controlar melhor a situação.
Adoro ver os sorrisos que ele tem para mim.
Amo quando, do nada, ele me pede alguma ideia. Me chama de Macabéa tão naturalmente...
sabendo que sou eu!
Pelo menos assim
consigo trazer um pouco de realidade para meus devaneios.
Ele me vê...
A gente troca música
o tempo todo durante o trabalho. A mesa dele fica bem em frente à minha. Não
quero acreditar nisso, mas acho que peguei ele me olhando sobre a tela do
monitor.
Como sei disso?
Porque é exatamente assim que eu o adoro do meu lugar.
Música do dia: Música do dia: Palavras ao Vento- Cassia Eller
Folha 16
16:27h O projeto está
caminhando bem...
Saí para almoçar
com um amigo de infância e, quando voltei, vi o Professor S. bem alterado. Não
sei o que houve... Ele não me disse.
Em vez disso,
ficou sério a tarde toda. Nem me mandou música! Certamente, a Professora Circe
está envolvida.
Ele é sempre agitado e
gesticula muito, mas estava cabisbaixo e pensativo. Hoje ele realmente
estava estranho.
Rick está com problemas em algumas matérias e me pediu ajuda. Combinamos que vamos estudar juntos. É bom para eu me distrair um pouco. Ele é muito engraçado e divertido. Fazia tempo que eu não falava com ele. Amanhã vamos sair para acertar os detalhes das nossas reuniões de estudo.
Cansada. Bora pra casa.
Música do dia: Sem música
Folha 17
06:00h: Acabei de acordar. Ele mandou uma música dele para mim...
20:ooh: Passei o dia todo
ouvindo essa música. Ainda não sei o que quer dizer com ela.
Estou esperando
Rick me buscar. Não consigo parar de pensar...
00:38h: A coisa mais
estranha aconteceu comigo.
Raramente
Professor S. me chama aos finais de semana. Eu estava com Rick e alguns colegas
em um restaurante quando recebi uma mensagem:
‘Onde você está?’
Respondi que não
estava em casa. Pela primeira vez ele foi incisivo:
‘Perguntei onde
você está.’
Fiquei chocada.
Mas sem pensar muito,
escrevi o nome do local.
Eu estava
distraída, conversando com Rick e mais dois amigos, quando ouvi a voz do
Professor S.
- Boa Noite.
Não sei o que
senti, só sei que precisei me levantar. Achei que ia vomitar e fui ao banheiro.
Depois de ter
lavado o rosto, por um segundo, achei que fosse uma visão causada pela bebida.
Respirei fundo e,
quando ela saí do banheiro, um dos meus amigos me esperava. Ele me disse que
meu ‘chefe’ estava à mesa com Ricky e que o clima parecia meio pesado.
Me sentei tentando ser simpática.
Meu estomago
estava péssimo!
Disse que iria
embora. Imediatamente, o Professor S. se ofereceu para me levar. Disse que
morava no meu bairro e que só tinha passado ali para tomar um drink.
Rick se opôs, e
foi enfático em dizer que tinha saído comigo e iria voltar comigo. Me levantei
e tentei pegar um taxi, mas, devido ao avançado da hora, o Professor S. disse
que seria melhor, então, que Ricky me deixasse em casa.
Não quero pensar
nada que afete ainda mais minha sanidade mental..., mas me pareceu que o Professor
S. estava com ciúmes.
Não inventa,
Maca!
Ou você será a vítima
de sua própria ilusão.
Música que recebi dele: Over You- Lane Brody
Folha 18
18:41h: Que domingo
estranho. Me senti perdida... ou talvez não tenha sentido nada…. Não sei!
Talvez eu devesse
recuar. Como recuar de um lugar que eu mesma criei? Por Deus, como eu estou confusa!
Acho que era
melhor quando eu podia o adorar como se adora os mocinhos dos filmes de cinema:
ele lá, do outro lado da tela, e eu aqui.
Era um sentimento
tão meu... isolado, protegido. Agora eu vejo que ele está espalhado ao meu
redor e turvando minha visão. Não consigo sair do lugar que eu mesma não
consigo permanecer. Nunca me senti tão acuada em mim mesma! A alma chora e o
corpo não reage. Como eu gostaria de não pensar...
Música do dia: Aquí Estaré – Angélica Vale
Folha 19
07:01h: Para quem ficou o
dia todo trancada no quarto tentando organizar as coisas internas, dormi surpreendentemente
bem. Estou saindo para o campus. Meu estomago está bem ruim. Provavelmente,
medo de chegar lá.
Deveria mandar uma mensagem para ele avisando que não estou me sentindo bem, mas me sentiria pior se não o visse.
O que eu faço?
E-mail dele:
Macabéa,
Eu sei que não estou fazendo a coisa certa. Acho que nunca fiz nada certo!
Quando me sinto cansado eu sempre procuro apoio e abrigo em você. Talvez eu tivesse imaginando coisas quando fui atrás de você.
Quero, mais uma vez, me desculpar pela rispidez, e quero me desculpar também por ter que pedir
tantas desculpas. Estou caminhando por um lugar muito estranho para mim. Confesso que está difícil administrar isso.
Não sei se devo falar essas coisas, Macabéa, mas... tive ciúmes de pensar em você sem mim. Não sei se posso sair do lugar e pedir sua ajuda, porque seria te arrastar comigo.
Só peço que tenha paciência com minha desorientação.
Te vejo amanhã.
Nossa música do dia: Me espera- Tiago Iorc
Sebástian
Se não tivesse
meu nome ali, eu jamais acreditaria. Mesmo assim, tive que reler o e-mail
várias vezes.
Preciso acabar com isso! Me vejo na pele de Julieta Capuleto morrendo por seu Romeo Montecchio. Estou vivendo um drama Shakespeariano digno de peça teatral, mas sem aplausos.
Ouvi essa bendita música a tarde toda e quase não produzi nada. Chorei todo o tempo
Até quando eu serei
capaz de suportar isso?
Minha luta que não tem vencedores.
Folha 20
19:57h: Fui para o campus
muito cedo. Antes da aula, passei na sala de produção. Dom Sebástian estava de
cabeça baixa sobre a mesa.
Quando me viu,
levantou o rosto devagar. Seus olhos tinham uma súplica que me desarmou. Comecei
a chorar antes mesmo de pensar.
Sentei na minha
mesa. Ele trancou a porta, puxou uma cadeira e sentou-se bem na minha frente.
Quando ele pegou
minhas mãos, eu quis desaparecer. Ele disse que precisávamos conversar. O que
eu iria dizer?
Ele enxugou minhas
lágrimas. Senti quando sua mão deslizou pelos meus cabelos... e então me
beijou.
Levantou-se logo
depois, completamente desnorteado. Permaneci imóvel. Ele andava de um lado para
o outro, passando as mãos pelos cabelos como quem tenta entender a própria vida.
Levantei e o segurei
pelo braço. Ele me olhou, estava desesperado. Eu o abracei. Ele me apertou com
força, como se aquele fosse o último lugar seguro do mundo.
A verdade é que estamos presos em algo que nenhum dos dois previu.
Não precisávamos dizer nada.
O sinal tocou. Tentei soltá-lo, mas ele resistiu. Tive que dizer que ele precisa ir, Ele não queria ir.
Por Deus... que sofrimento.
Saí daquela sala
e queria ser engolida pela terra.
Entrei na aula e minutos
depois, ele apareceu. Não sei qual era o tema da aula. Não ouvi nada.
Sai antes do fim
e voltei para casa. Preciso pensar. Preciso dormir. Preciso acordar em outro
lugar.
Minha mãe está
fazendo sopa.... inventei que estou com uma gripe forte.
21:07h: Mandei uma
mensagem avisando que não irei ao projeto amanhã. Me perguntou se estava bem. Não
respondi.
Perguntou se nós estávamos
bem. Enviei apenas um ‘sim.
Sinto me péssima
por saber que ele não está bem. Ele não está nada bem.
Ainda não anoiteceu...
e eu queria dormir para sempre.
Minha música do dia: Inesquecível- Sandy e Junior
Folha 21
06:22h: Não consigo
levantar....
Sinto-me debilitada
e sem perspectiva.
Não vou à aula.
Não quero ter que
ver ninguém.
07:43h: Mandei mensagem
para o Professor S., e ele não respondeu, e sinceramente, eu não tenho
condições de sair do quarto, mesmo assim. Eu estou fraca e meio morta por
dentro. Mamãe até fez um chá para mim, mas preciso me deitar novamente.
Tentei comer. Não consigo. Quero dormir novamente.
18:53h: O Professor S.
acabou de sair daqui. Trouxe flores para mamãe e bombons para mim: exatamente
os que gosto.
Entrou no meu
quarto, e eu estava no meu pior estado. Mas ele pareceu não se importar.
Sentou-se na cadeira da escrivaninha. Eu não consegui me levantar. Sentia-me
dividida entre a felicidade por ele estar ali e o desamparo por vê-lo...
Coisas de
Macabéa.
Ele ficou aqui um
bom tempo, e eu já me sinto melhor. Conversamos sobre bobagens, contamos coisas
engraçadas. Quando viu o violão encostado no canto, perguntou se eu tocava. Eu
respondi a verdade: nunca consegui aprender. Ele me disse que amava tocar. E
então cantou uma música para mim. Disse que a música tem o dom de traduzir as
coisas que não conseguimos expressar.
Antes de sair, pediu
que eu ficasse em casa o resto da semana. Perguntou se podia vir me ver de
novo.
Ele pode tudo....
Eu posso tudo...
Mas nós dois, não.
Música que ele cantou: Eu preciso dizer que te amo- Bebel Gil
Folha 22
22:07h: No final da tarde
ele veio de novo.
Eu o recebi na
sala, com a cara bem menos pior que ontem.
Ele quis saber
qual era o primeiro filme que eu me emocionou e, sem pensar respondi ‘Streets
of Fire’. Começamos a assistir. Não sabia se chorava por causa do filme ou do
momento.
Me vi tão
fragilizada!
Estava tudo tão
perfeito: pipoca, refrigerante, deitados no chão e vendo meu filme preferido da
adolescência. Mas, tivemos que pausar o filme: eu me descontrolei um pouco. Ele
compreendeu.
À noite, já
estávamos deitados no tapete da sala com os pés apoiados no sofá, ouvindo música
de mãos dadas.
A música fala
comigo de jeito diferente. Passeia em lugares meus ainda inabitados. E às vezes,
eu simplesmente não sei como me comportar nesses lugares.
Eu ainda não sei que
tipo de relacionamento estamos tendo. Acho que nem ele sabe. Em algumas
ocasiões, sinto que ele está tão perdido quanto eu, ou mais.
Assim que foi
embora, escrevi um e-mail:
Professor S.,
Estou confusa com tudo que está acontecendo. Eu não consigo me compreender e seus sinais para mim são muito imprecisos.
Talvez seja hora de revermos tudo que está ao nosso redor e sairmos desse lugar de dúvidas dolorosas e falta de perspectiva.Se ainda fosse possível dizer o não dito...
Mas creio que estamos atravessados pela angústia e pela impotência de
lidar com algo que é novo para nós dois.
Não é que eu queira, mas preciso que você não venha mais me ver.
Precisamos nos afastar para enxergar a coisas de um novo prisma. Você me
confunde e me faz questionar coisas que jamais ousei encarar de frente.
Eu preciso pensar e você também.
Não quero ir com você e ter que voltar sozinha depois...
Maca
Música do dia: Once in my life- Gladys Knight
Folha 23
06:10h: Acordei com uma
notificação de e-mail de alta prioridade:
Macabéa,
Só Deus sabe o quanto eu tenho tentado ser aquele homem que sempre fui. Mas, por força do destino, ou por graça de uma benção, cruzamos o caminho um do outro.
Eu sinto que você não é indiferente ao que sinto, e entendo que você precise de tempo para refletir. Tenho tentado ponderar as coisas, e sua medida sempre é a que pesa mais.
(Não no sentido de fardo, mas de ser levada em consideração.)
Não vou me desculpar
mais por me sentir descontrolado quando estou com você…é inevitável!
Não sou bom com as palavras... só quero poder ficar do seu lado e aprender mais de mim mesmo.
Para você ouvir: I love You- Celine Dion
Sebástian
Eu não sei o que
isso tudo quer dizer, ou é melhor que eu não saiba. Há muitas coisas em jogo: o
projeto, que pode ser desacreditado; a carreira dele, que pode ser prejudicada;
Circe; e, principalmente... como isso tudo chega até mim.
Até que ponto
esses sentimentos podem ser apenas reflexo da minha desvairada paixão?
Professor. S,
Às vezes tenho a
sensação de que poderíamos correr pelas ruas anunciando que somos fortes o
bastante, desde que estejamos juntos. Mas, isso não é verdade.
Há coisas importantes que merecem nossas dores,
e você sabe bem a que e a quem me refiro.
Estamos inseridos em
um ambiente que, por si só, nos tira a certeza do que sentimos. Não bastasse
isso, há outras vidas envolvidas.
Vale a pena não ser
racional quanto a isso?
Música para você
ouvir: Frente a Frente- Bruno e Marroni
Maca
Queria ser mais
clara nas minhas colocações, mas me sinto tão exposta... É menos dolorido se
esconder atrás da complexa simplicidade das palavras.
Me pergunto
porque construí tudo isso na minha cabeça... e ao mesmo tempo, não consigo imaginar o que
teria sido de mim se não tivesse construído.
Como posso querer
que alguém me compreenda se eu mesma sou incapaz disso?
Por Deus, como
lidar?
Macabéa,
Por mais que você não queira, essas são
decisões que eu tenho que tomar. E eu não tenho dúvidas quanto ao que devo
fazer. As minhas dúvidas são em relação a você.
Não é que eu não consiga ter certeza dos
seus sinais: sei que partilhamos do mesmo sentimento ainda que, você não assuma
isso com tanta clareza. O que me incomoda é sua postura diante dos ‘nós’.
Eu não sei se você consegue pegar na minha mão e pular comigo. Eu quero, e vou fazer isso.
Se, por um lado, eu tenho a certeza que nunca tive antes, pelo outro, você me prende quando não deixa claro o que quer fazer.
Todos os argumentos que você usou até
agora me diz muito a respeito do que você sente, mas não me deixa ver até onde
estaria disposta a ir.
Eu preciso da sua certeza para sustentar a
minha...
Sebástian
Chega.
Estou me
definhando.
Que moral
é essa que deveria existir para manter minha integridade e que está me levando
ao meu próprio alienamento? E se eu passasse a questionar tudo que até então,
jugava importante na vida?
“O amor é
o estado no qual os homens têm mais probabilidades de ver as coisas tal como
elas não são”: idolatrado Nietzsche.
E quando
sabemos disso, mas é tarde demais para voltar? Aí é a lei do eterno retorno: se
tivéssemos chance de viver de novo, faríamos tudo igual.
Já deu Nietzsche.
Para de me perturbar.
Folha 24
16:22h: Faz dois dias que não vejo o Professor S.
Ricky vai me levar para dar uma volta antes de começarmos a estudar.
Preciso tomar
sol...
Estou tentando
traçar um plano de estudos com ele... tentando!
Música do dia: Retratos e canções- Sandra de Sá
Folha 25
08:07h: Vim andando
devagar para o campus. Aqui está uma bagunça! A aula nem começou e há um
tumulto na sala. Estou sentada, quieta. Fingindo ler um livro, mas estou ouvindo
música. Sandra de Sá está agressiva aqui na minha Playlist... ‘Solidão...’.
É a primeira vez
que o Professor S. se atrasa. Ele está tão lindo! Por Deus!
Fico com ódio de
mim quando penso que ele esteve tão perto... eu mereço o sofrimento!
12:33h: Estou em choque...
todos estão!
A aula acabou e Professor S. e ele comunica
que não vai mais dar aula para a gente. Não consigo me levantar... Será que
descobriram? Descobriram o que? Não há nada... O que aconteceu? Estou passando
mal.
13:01h: A sala do projeto
ainda está vazia... estou tremendo que nem capivara (capivara treme?).
Vou começar a
trabalhar. Uma hora ele vai ter que chegar... ele está no campus.
16:11h: Não consigo fazer
nada. Não escrevi um parágrafo se quer. Não consigo parar de pensar. Onde ele
está? Já olhei o celular milhões de vezes... eu sou covarde! Fraca!
Quero
m-o-r-r-e-r!
17:23h: Ele veio buscar
as coisas dele. Quando ele entrou, eu fiquei muda. Mas ele viu que eu não tirei
os olhos dele.
Perguntei o que
tinha acontecido, mas ele só respondeu que o projeto continuaria.
Comecei a chorar.
Antes de sair,
rabiscou alguma coisa no papel. Ele passou a mão no meu rosto e disse que tudo
ia ficar bem...
Deixou o papel no
meu teclado e saiu.
É uma música.
Perdi o chão.
Música: Quem de Nós Dois- Ana Carolina
Folha 26
03: 17h: Ainda é madrugada, mas tive que levantar :
Professor S.,
Não posso mais com isso! Por Deus! O que
houve? Estou descompensada e confusa...
Maca
Apertei em
enviar. Mandei via e-mail porque provavelmente ele vai responder pela manhã.
Notificação!
Macabéa,
Só estou abrindo espaços para coisa novas na minha vida. Não sou mais seu professor e cancelei o compromisso com Circe. Eu disse que tinha certeza do que deveria fazer.
Agora
é esperar...
Quanto ao projeto, ele continua.
Te vejo
amanhã.
Ouvindo Luis Miguel:
Contigo aprendi. Mas, se quiser, pode ouvir o CD completo. Romances (lindo). Também
não tenho sono...
Sebástian
Que lindo!
Inegavelmente... estou apaixonada!
Música: Playlist Luis Miguel/ Romances
Folha 27
18:28h: A semana foi de falação e planejamento.
O único assunto do campus foi o professor S., e o planejamento foi fazer uma festa de despedida para ele.
Geralmente, não me chamam para festas, mas como todos sabem que sou pupila dele (apelido carinhoso que me deram), me incluíram na lista.
Ainda não sei
se vou. Não sei como me comportar com a turma... e menos com ele. Vamos ver
como vai ser amanhã.
Ele já disse que
vamos direto para o local... por incrível que pereça, nós trabalhamos juntos,
mas nos comunicamos mais por e-mails, bilhetes e música. É uma coisa tão nossa!
Não raro a gente se espia por cima da tela com ares de quem guarda segredos...
eu adoro isso!
Macabéa,
Amanhã vamos sair daqui direto, ok? Nem
preciso dizer que você vai comigo, não é?
Sebástian
Professor S.,
Ainda não sei se vou...
Maca
Macabéa,
Então combinamos assim: você não vai eu
não vou.… deixo você decidir amanhã!
Sebástian
Confesso que é
uma caixa de e-mail entregativa: Entrega tudo que acontece entre a gente!
Estou... encantada S2.
Às vezes sinto
que somos “Abelardo e Heloise” da modernidade.
O dia que contei isso para ele, ele riu alto! Cada dia estamos mais leves...
isso é tão fantástico! É o silencio que diz quase tudo... é mágico!
Música: Pra você guardei o amor - Nando Reis & Ana Caiñas
Folha 28
18:10h: Descobri que, sem
o Professor S., as aulas são horríveis pela manhã. Almocei rápido e fui
para sala... Ele já estava lá.
Havia bombons na minha
mesa. Perguntei se eram para alegrar meu dia ou se tratava de um suborno para a
festa da noite. Nunca vi risada mais linda e iluminado: “Para as duas coisas”.
Professor S.,
Obrigada! Não me deixe comer todos de
uma vez...
Maca
Macabéa,
Podemos come-los juntos... O que acha?
Sebástian
Professor S.,
Acho que é uma ideia maravilhosa!
Maca
A tarde foi fluida
e o trabalho rendeu. O fato dele estar presente na sala me dá segurança, e às
vezes chego a me sentir mais esperta do que realmente sou!
Agora vou me preparar para a festa da turma. Acho que é em um bar por aqui mesmo. Ouvimos Alejandro Sanz a tarde toda... ¡Cómo me gustó!
19:30h: Quando fiz menção de me
levantar, ouvi a notificação. Olhei par ele. Ele me olhava com um olhar novo. Disse que tinha um último email na minha caixa.
Macabéa,
Você está perfeita do latim ‘Perfectus’... Você é perfeita para mim.
Sebástian
Como eu quis tocá-lo!
Quase não tive
medo de alguém perceber nossos olhares. Ainda assim, olhei em volta e saí.
No banheiro, meu
coração acelerou. Sensação de vontade... geralmente evito esses pensamentos
que são invasivos, mas... isso aqui é um diário, não é?
Morreria por me
deitar com ele...
Calor....Indo!
Música do dia: Beija eu – Marisa monte
Folha 29
08:11h: A festa ontem foi maravilhosa!O bar era simples, mas muito animado.O Professor. S foi tão divino!
O tempo todo
cruzamos olhares. Ele me chamou para dançar... quase morri!
Ele é tão
cheiroso e tão lindo! Eu não me lembrava de como era quente. Me pegou pela
cintura, perdi a respiração. Cada pelo do meu corpo arrepiou...
Esse diário não
está preparado... eu não estava preparada.
Por mais que todos estivessem em volta dele, ele não me deixou sair do limite dos olhos dele. Para onde eu fugiria? Confesso que senti ciúmes... Deu vontade de estapear a cara de umas “perras constipadas” buscando a atenção dele o tempo todo. Contudo, esse joguinho de sedução que estabelecemos entre nós me excita muito.
Me trouxe em casa
e nos beijamos de novo, e de novo e de novo... de verdade, se não saio correndo
do carro, não estaria aqui escrevendo agora.
O ano já está
acabando e com ele o projeto... o que será de nós?
Indo para o campus...
13:11h Cheguei à sala de
produção. Me dei conta que não há quase nada mais a ser feito: alimentar
planilha e poucas observações sobre os resultados.
De certa forma isso me assusta... como era minha vida antes? Não sei. Mas, como será depois? Me assusta.
15:09h: Email na caixa:
Macabéa,
Está tudo bem? Te vejo introspectiva.
Alguma coisa que eu tenha feito de errado
ontem?
Sebástian
Professor S.,
Por Deus! Você não fez nada de errado! Muito pelo contrário...
Mas você viu que nosso projeto está acabando? O que
vai acontecer depois?
Maca
Macabéa,
Favor explicitar esse ‘muito pelo contrário’.
Não entendi sua preocupação! As coisas vão continuar como estão.
Nossa vida não se resume a só isso!
Vou continuar te
esperando...
Sebástian
Professor S.,
‘Muito pelo contrário’: eu amo tudo que
você faz, T-u-d-o!
Favor explicitar ‘vou continuar te
esperando’.
Maca
Macabéa,
Você ainda, não
sabe tudo que sei fazer...
‘Vou continuar te esperando’: quero que a gente fique junto. Quero que a gente assuma essa relação e só estou esperando por você. Quero ir na sua casa falar com seus pais, quero pichar o muro da faculdade com nossos nomes, quero colocar um outdoor com nossa foto, e te escrever milhões de cartas. Quero tocar Marisa Monte para você, e mais que tudo, quero te ver dormir e te ver acordar todos os dias.
Resumindo: quero comer bombons com você, Macabéa!
Sebástian
21:17h: A escolha mais acertada que fiz foi levantar da minha mesa e ir até a mesa dele. Ofereci um bombom. Ele me olhou com olhar de paixão. Pegou minha mão e se levantou. Tomou meu rosto entre suas mãos e simplesmente me beijou... na frente de todo mundo! Foi tão intenso... e tenso!
Pude ouvir ou
burburinhos pela sala. Alguns aplausos também!
Ele me abraçou e
eu morreria ali, feliz. Juro que não sei como cheguei em casa.
Mas, estou aqui.
Música do dia: Canta corazón- Alejandro Fernandez
Folha 30
08:46h: Dormi muito
bem... conversamos até bem tarde pelo celular.
Hoje ele vem
almoçar aqui em casa. Mamãe já está ajeitando tudo. Acho que estou nervosa!
O almoço foi
ótimo!
19:47h: Foi realmente um
encontro de família. Não sei se é porque passamos tanto tempo juntos, mas a
companhia dele me é tão familiar! Sinto que o conheço desde sempre. Ao mesmo
tempo ele é tão divino!
Já era quase
noite quando ele foi embora. Ainda tem o cheiro dele no meu quarto: passamos a
tarde aqui ouvindo músicas.
Terminamos de assistir
ao meu filme.
Parece tudo tão sonho!
Música do dia: How Deep Is Your Love – Bee Gees
Folha 31
13:20h: Esqueci
completamente do meu compromisso com Ricky.
O que faço?
Professor S.,
Não sei se você sabe, mas todos os domingos as 14h eu tenho estudado com Ricky.
Quer vir fazer companhia para nós?
Maca.
Macabéa,
Na verdade, eu gostaria de tirá-lo a socos da sua casa!
Mas, como sei que você não vai me
dar essa opção, quero te fazer uma proposta melhor.
Vem conhecer minha casa!
Você pode estudar com ele de 14h as 14:10 e depois vem para cá.
O que me diz?
Sebastian
Professor S.,
Seria isso uma cena de ciúmes?
Isso não combina com um homem da sua
estirpe!
Estou rindo alto do horário que você sugeriu para eu estudar.
Você me faz bem, até de longe!
Podemos remarcar para as 18h?
Quanto ao Ricky, não se preocupe!
Música para você se acalmar: Can`t Take
My Eyes Off You- Gloria Gaynor
Maca
Macabéa,
Olha eu perdendo as estribeiras por causa de uma mulher!
Estarei na sua porta as 18h.
Música para você ouvir: Pareço um menino – Fabio Júnior
Sebástian
17:53h: Estou pronta!
Ele já está me esperando... me deseje boa sorte, diário!
02:13h: Pensa... muita
informação!
Não cabe mais eu
ficar longe desse homem... Por Deus!
Não consigo parar
de ficar feliz...
Que noite! Que
noite e Q-u-e N-o-i-t-e!!!
Que delicadeza,
que perfeito do latim “perfectus”,
que doçura! Precisoooooo!
Música: Para tu amor – Juanes
Folha 32
14h: Ele não veio ao campus...
Macabéa,
Certamente, você está sentindo minha
falta e pode acreditar, nada comparada à falta que eu sinto de você. Não pude
ir ao campus hoje. Circe está aqui e não poso deixá-la no momento.
Depois conversamos!
Sebástian
15:22h: A felicidade
durou pouco... Circe está com ele!
Estou indo para
casa. Estou extremamente triste. Não sei o que pensar. Tenho dor de cabeça...
preciso me deitar.
Música: A maçã - Debora Blando
Macabéa,
Que houve? Vim ao campus para ver e você
não estava.
Se sente bem? Precisa de alguma coisa?
Posso te ver?
Sebastian
Professor S.,
Estava cansada. Preciso dormir.... Amanhã nos falamos...
Macabéa
Macabéa,
Há dois motivos plausíveis para sua
indiferença.
O primeiro é por causa da noite passada. Mas, a julgar por seu comportamento quando te levei em casa ontem, acho que não poderia ser.
O segundo é por Circe.
No entanto, prefiro acreditar que não passaria
pela sua cabeça qualquer coisa que por ventura, pudesse ter acontecido entre
mim e ela. Então, vou supor que o que você me diz é verdade.
E apesar de estar morrendo de saudades,
literalmente, quero que descanse.
Música que me traduz agora: Você não me
ensinou a te esquecer- Caetano Veloso
Sebástian
Professor S.,
Me perdoe! Não quis ser indiferente. Mas confesso minha frustração ao
saber sobre Circe.
Deixei minha insegurança falar mais alto. Não sei o que dizer!
Vamos esquecer esse “péssimo entendido”.
Me perdoa?
Maca
Ele não respondeu...
Tenho o dom de
magoar as pessoas próximas com minha insegurança. Não responde nem no celular.
23:44h: Estava quase
dormindo quando mamãe me chamou. Me pediu para atender a porta.
Era um Anjo! Por
Deus, o que eu fiz para merecer tudo isso?
Fiquei tão
emocionada! Ele aumentou o som do carro e me buscou na porta para dançar com
ele... como não adorar um homem desses? Me trouxe flores e bombons. Eu me senti péssima, mas realizada.
Ele me contou que
Circe estava morando com o rapaz e que eles haviam brigado. O sujeito a ameaçou
e ela não tinha para onde ir. Ele passou o dia providenciando a ida repentina
dela para casa dos pais, em outro pais.
Me disse que
nunca teve dúvidas: ele está onde ele quer estar. E cá entre nós, ontem à noite eu também tive essa certeza!
Circe se foi. Ele
ficou.
Às vezes eu tenho medo de amar tanto... mas é irresistível.
Música que dançamos na rua: Solo Tú,
Solo Yo- Jaime Camil
Música que dormi ouvindo: Llévame despacio- Paulina Goto
Folha 33
07:17h: Acordei
atrasada!
Vou mandar e-mail para avisar.
Professor
S.,
Que você
esteja tão sorridente como eu! Me atrasarei alguns minutos...
Maca
Macabéa,
Eu espero
que se sinta tão bem quanto eu! Aqui falta você.
Vamos
almoçar juntos?
Sebástian
Professor
S.,
Sem tiver certeza que quer desfilar comigo pelo campus, claro que sim...
Maca
14:10h: Comprei
um livro para ele: ‘Os Maias- Eça de Queiroz’.
Almoçamos
juntos no campus. Fomos de mãos dadas... tive vergonha. Não por ele! Por Deus!
Ele é maravilhoso e é claro que todos no campus já sabiam. É obvio que sim. Tem
coisas que nem precisam ser anunciadas. Foi por mim mesma. Às vezes me sinto
muito aquém.
Ele amou o livro.
Já começou a ler. Ele é tão inteligente!
Macabéa,
No almoço, percebi você um pouco desconcertada... algum problema em relação a sermos vistos juntos? Me pareceu meio sem jeito.
Sebástian
Professor S.,
Acho que fico envergonhada de ver
as pessoas comentarem sobre nós. Não é
nada com você, imagina! Eu não estou acostumada a ser notada....
Maca
Macabéa,
Lembra
quando você me deu o livro da Clarice Lispector? Nunca te contei isso. Mas, eu
já tinha. Comprei quando conheci você!
Você é sempre notada. Talvez não por qualquer
um, você chama atenção por ser você. As pessoas nem sempre estão esperando
coisas especiais.
Quanto ao
que as pessoas falam, só estão tornando público o que já imaginavam sobre nós...
não acha?
Sebástian
Professor S.
Obrigada por você ser você e se
dividir comigo... eu amo você, sabia?
Maca
Macabéa,
É a
primeira vez que você diz que me ama...
Sebástian
Professor S.,
Ups! Fico feliz em ser a primeira...
talvez um pouco estranha por ser a única a dizer...
Maca
Macabéa,
Eu digo
que te amo todo os dias... talvez, não da forma que você está acostumada.
Às vezes
quero que você veja que eu mudei a vida, não por você, mas para ficar com você.
Morro de
medo disso parecer uma cobrança, e não é, por Deus!
Mas, me
enxerga... nunca duvide que eu amo você, e muitas vezes mais que a mim mesmo.
Eu sou
meio tosco... mas essa é a maneira de eu
tentar fazer você entender a importância que tem para mim. Minha perspectiva
que era extremamente limitada passou a fluir com muita segurança, sabe?
Eu não
sei muito bem como expressar isso. E pode até ser clichê, mas essa troca com
você me faz sentir bem.
Em suma:
Eu te amo!
Sebástian
Professor S.,
Quer dar uma volta no campus?
Maca
18:36h: Foi um
final de tarde incrível! Tomamos sorvete no campus e sentamos na grama para
ler. Me pego olhando para ele com adoração! Nem nos meus melhores sonhos eu
poderia estar mais feliz...
E a
galera só de olho.
Música da
manhã: Ainda bem- Vanessa da Mata
Música da tarde: Ainda bem- Marisa Monte
Folha 34
20:17h: Essas últimas semanas foram corridas, e por isso foi difícil vir aqui, diário.
Mas, vou tentar
resumir: terminamos o projeto há dois dias. O professor S. vai apresentá-lo
hoje para a Instituição. Eu estou um pouco ansiosa, mas ele parece calmo. Como ele é agitado normalmente, é difícil dizer se ele está nervoso ou
não.
Ele pediu que eu
estivesse com ele durante a apresentação, mas Clarice vem para isso e prefiro
não aparecer.
Estou em casa e
aguardando notícias...
Música do dia: De tanto amor- Roberto Carlos
Folha 35
07:40h: O projeto foi
aceito! Vai ter uma comemoração hoje... estou feliz.
22:37h: A recepção da
Faculdade foi bem restrita. Clarice não estava lá. A partir de amanhã, é
preparar tudo. Esse projeto será apresentado em outras Instituições.
Feliz pelo
trabalho, preocupada em ficar afastada do Professor S... Como lidar?
Na volta para
casa, o papo foi animado, mas contido. Ele já sabe das minhas inseguranças, e
eu já sei das possibilidades que ele vai ter. Eu sei que ele não quer que isso
pareça uma ameaça, mas é!
Eu sei... estou
sendo egoísta.
Não consigo
evitar.
Um ano de
trabalho nesse projeto equivale a, no mínimo seis meses de divulgação...
Música do dia: Haja terapia- Simone
Folhas 36
13:15h: Vim aqui para
sala de produção. Temos uma semana para fazer os devidos ajustes. Professor S.
viaja na próxima semana. Tem um email na caixa
Macabéa,
Sei que você está feliz pelo resultado do nosso trabalho. Mas vejo também a escassez de seus risos.
Queria muito que eu não precisasse ir.... Contudo, já sabíamos que, se desse certo, esse seria o procedimento.
Não vou amenizar seu sentimento porque imagino que você também se sinta como eu.
Mas sei que não vamos nos
distanciar. Eu sei disso, porque depende de nós. Não é verdade?
Sebástian
Professor S.,
Que bom seria se nosso emocional
conseguisse caminhar com a razão, não é mesmo?
É
claro que não vamos deixar que nosso trabalho afete nossas vidas!
Mas, meu coração leigo, já começa a dar sinais de que vai chorar sua ausência.
Vamos aproveitar nossa semana da melhor forma que pudermos, certo?
O que você sugere?
Maca
Macabéa,
Você é incrível! Minha sugestão é um
tanto invasiva..., porém muito legítima!
Passa o final de semana comigo para minha casa? Aqui já está tudo encaminhado e se houver algo por
fazer, podemos fazer de lá mesmo.
O que acha?
Sebástian
Professor S.,
Não poderia ter dado uma sugestão melhor...
Maca
Música: És Por Amor- Alexandre Pires
Folha 37
E acabou que uma
tarde virou quase uma semana. E foi tudo muito mágico!
Ele me fez a
mulher mais feliz do mundo. Viajou hoje pela manhã... já estou com saudades!
Música: Por enquanto- Cassia Eller
Folha 38
Notícias do bonito!
Minha Macabéa,
Daria a vida para que estivesse comigo!
Cheguei hoje de manhã. O voo foi bem
cansativo.
Passei em companhia de Carlos Eduardo da
Maia e Maria Eduarda. Achei que “O Primo
Basílio” era o melhor texto de Eça de Queiroz, ledo Engano!
Saudades...
Sebástian
Professor S.,
Como me alegra saber que está bem!
Carlos Eduardo e Maria Eduarda são excelentes companhias, quiçá as
melhores para essa viagem! O campus hoje estava triste sem você andando
apressado pelos corredores.
A sala de produção ficou enorme e inútil.
Sinto falta de você gesticulando ao telefone, do seu perfume pelo
ambiente e do seu sorriso iluminado.
Penso em você o tempo todo...
Saudades enormes!
Maca.
Música: Pra rua me levar - Ana Carolina
Folha 39
09:20h: E-mail carinhoso pela manhã:
Minha Macabéa,
O dia ontem foi corrido.
Ontem à noite fiz a primeira
apresentação do nosso projeto e foi muito bem aceito. As fotos devem ser
publicadas no Jornal do campus.
Não consegui dormir muito bem.... Meus
pensamentos estavam sendo sequestrados pela vontade que sinto de você. E não
bastasse isso, Maria Monforte é perturbadora!
Mesmo cheio, meu tempo é vazio sem seus olhos por cima do monitor me desvendando.
Conto o tempo para tocar em você...
Sebástian
Professos S.,
A melhor hora do meu dia é quando vejo seus e-mails.
O que me alivia um pouco da sua ausência são nossas músicas. O tempo só aumenta a tortura da saudade, que já me parece ser eterna.
As noites tem sido de frio, falta e lembranças soltas. Não sabe o quanto anseio pela sua companhia.
Sinto saudades do teu abraço, do seu cuidado, da sua boca. Nem meus bombons tem sabor se você não está... minha alma implora pelos seus carinhos... como lamento não ter te conhecido antes.
Maca
Minha Macabéa,
Hoje me peguei procurando por você.
Me sinto tão sozinho sem teus olhares...
A todo instante me pergunto se você tem
pensado em mim, onde está e o que estaria fazendo.
Me apavora pensar que você pode se
acostumar a ficar sem mim.
Estou me sentindo sem sentido... isso chega a
assustar!
Todos os dias tenho comprado bombons
para você.
Sebástian
Professor S.,
Não vejo a hora de pôr os olhos nesses
bombons!
Hoje à tarde, vi as fotos do evento e, mais uma vez te adorei.
Fiquei com uma pontinha de ciúmes e inveja da sua gravata.
Estou na nossa sala com a Eneida da secretaria, que me fala de você o tempo todo. Acredito que ela esteja apaixonada! Com tudo que ela me fala a seu respeito, eu posso compreender e me pergunto. Como não se apaixonar?
Queria tanto que você estivesse aqui!
Maca
Minha Macabéa,
“Mi gloria eres tu”.
Leio seu e-mail e posso ver você sorrindo para
mim. Vejo os raios de sol iluminando seus cabelos pela manhã. Lembro de você
acordando do meu lado... vejo seu jeito nervoso de prender os cabelos e me
sinto privilegiado de poder compartilhar meu tempo com você.
Você ocupa um lugar na minha vida muito maior do que eu mesmo!
Quanto à gravata, podemos tirá-la quando
eu voltar...
Sebástian
Música: Vieste - Ivan Lins
Folha 40
14:27h: Semanas se
passaram. Tenho estado muito passional.
Apesar de todos os dias trocarmos e-mails e mensagens, tenho preferido escutar músicas. O trabalho com Eneida tem me ajudado e passar o tempo.
Às vezes ela me
irrita. Fala do Professor S como se eu fosse incapaz de fazê-lo bem.
Estou
desconcentrada...
Ele deve voltar em
três dias e estou contando os segundos....
Email apaixonado:
Minha Macabéa,
“Dejar de quererte
Ni
lo sueñes....
Tendrían que matarme
Y ya sabes...
Que aún asi, com los ojos
Cerrados por la muerte
No dejaría de quererte”
Desconocido
Sebástian
Música: Eres todo em mi - Ana Gabriel
Folha 41
13:17h: O dia não
passa.... Sinto-me entediada. Doida para chegar em casa e me fechar no quarto.
16:43h: Que tudo! Cada
dia vejo que não mereço as coisas boas que acontecem comigo! Nesse momento,
estou sentada na escrivaninha do Professor S usando uma camisa dele...
Ele está no
banho!
O que houve? O
momento mais lindo de todos que vivi até hoje.
Estava quase saindo quando ele chegou
apressado. Me viu, deixou as coisas pelo chão e veio me abraçar. Demorei a acreditar...
fiquei em choque! Me levantou e me encheu de beijos... Por Deus!
Eu estou
muitíssimo enamorada!
Ele cumprimentou
todo mundo e disse que amanhã contaria as novidades. Mas, que naquele momento,
me roubaria.
Então, eu estou
aqui na casa dele... com fomes... varias!
Música para fazer amor: Quitemonos a ropa – Alexandre Pires
Folha 42
15:21h: Quase me mudei para casa do Professor S., mas estou em casa agora. Tudo caminha perfeitamente bem. Minha mãe já se acostumou à ideia de ter um homem em casa. E que homem!
Minha Macabéa,
Só quero que você saiba que me faz muito
feliz. Às vezes fico pensando que você estava guardada para mim. Minha mesa está
cheia de papéis e, apesar do trabalho, não consigo imaginar a possibilidade de
estar em outro lugar ou querer outra vida que não fosse essa com você.
Sebástian
Professor S.,
Nem nos meus mais profundos sonhos imaginei que você poderia olhar para
mim. Me sinto agraciada por você me amar...
Há amores que transcendem a vida. Eu sei que o meu por você certamente é
desse tipo.
Maca
19:13h: Houve um problema
no projeto, e o Professor S. vai precisar se ausentar novamente. Mas eu sei que
vai valer a minha espera por ele...
Já estou com saudades.
Minha Macabéa,
Em um fim de semana consigo resolver
tudo. É só uma questão de assinaturas.
Não quer vir comigo? Podemos aproveitar
para você conhecer a cidade: saímos daqui na quinta e voltamos no domingo.
Acredito que merecemos um espaço só
nosso sem papeis e sem computadores.
Sebástian
Professor S.,
Só se prometer me amar todos os dias para sempre!
Maca
Minha Maca,
Arrume suas malas...
Sebástian
Peço todos os dias que nada nos separe.
Agora sei o motivo de eu ter nascido.
Sebástian,
Só queria dizer que, se eu morresse
hoje, seria feliz. A gente só tem medo de morrer quando não teve uma vida que
vale a pena. Minha vida com você é muito melhor do que eu poderia imaginar.
Sua Macabéa
Minha Macabéa,
Eu jamais poderia viver sem você. Não de verdade!
Eu morreria para estar do seu
lado...
Sebástian
Música: Endlesslove - Diana Ross & Leonel Ritchie
Folha 43
17:33h- Hora de ir. Tenho
a sensação de que será um fim de semana perfeito... vou deixar você aqui,
diário. Somos amigos, eu sei. Mas, há coisas que precisamos fazer sozinhos.... Até
breve!
Naquela mesma noite, um dos maiores acidentes aéreos foi noticiado pelas rádios e Jornais. Na lista de desaparecidos no mar constavam os nomes de Macabéa e Sebástian.
Conta a lenda que eles se salvaram e vivem juntos numa ilha. Mas,
para quem não acredita em lendas, sabe que eles salvaram um ao outro em vida, e
estão juntos em um lugar onde o tempo não dói.
No muro do campus os jovens apaixonados continuam deixando
homenagens para o casal: Trechos de músicas, papeis de bombom e juras que só
fazem sentido para quem acredita no amor...
Música: Happy- Michael Jackson
Nenhum comentário:
Postar um comentário